Fenprof convoca manifestação nacional - TVI

Fenprof convoca manifestação nacional

  • Portugal Diário
  • 19 fev 2008, 10:43
Manifestação em Guimarães

Professores vão juntar-se em Lisboa a 8 de Março

Relacionados
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) agendou para 8 de Março, em Lisboa, uma manifestação nacional contra a política educativa do Governo e os «reiterados ataques à escola pública e aos docentes», informa a agência Lusa.

O secretário-geral da Fenprof anunciou que a «Marcha da Indignação» arrancará do Marquês de Pombal às 14h30, seguindo depois para a Assembleia da República, local onde se realizará um plenário de professores. «Até ao final do ano lectivo poderão acontecer outras manifestações, greves ou vigílias. Este será um momento muito forte da luta dos professores mas não será o último», garantiu Mário Nogueira, acrescentando esperar a presença de «milhares» de docentes.

Governo recua no diploma da gestão escolar

Ministra da Educação vai explicar-se no Parlamento

Questionado se, no final do plenário, poderá ser agendada uma greve nacional, à semelhança do que aconteceu na última manifestação de professores, o responsável respondeu que isso depende da vontade dos docentes e da atitude do Ministério da Educação (ME).

A 8 de Março, os docentes vão manifestar-se sob os lemas «Assim não se pode ser professor» e «A escola pública não aguenta mais esta política», frases que se poderão ler em cartazes, faixas, bandeiras ou t-shirts.

Recuo na gestão «não é suficiente

A Fenprof congratulou-se com as alterações ao diploma sobre gestão e administração escolar anunciadas segunda-feira pelo Governo, considerando contudo que há ainda «mudanças imprescindíveis» a fazer ao projecto.

«Trata-se de um recuo num ponto que consideramos uma agressão gratuita aos professores, mas há ainda outras questões importantes que é preciso alterar», disse à agência Lusa António Avelãs, do Conselho Nacional da Fenprof.
Continue a ler esta notícia

Relacionados