Olimpíadas de Biologia: português ganha bronze - TVI

Olimpíadas de Biologia: português ganha bronze

Gripe suína na Suécia

Diogo Maia e Silva estuda na escola secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha

Relacionados
Diogo Maia e Silva, um dos quatro alunos portugueses a participar nas V Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, na Costa Rica, conquistou a medalha de bronze, a primeira vez que Portugal foi premiado na competição, noticia a Lusa.

«É um resultado absolutamente fantástico em que ele [Diogo Maia] teve um desempenho extraordinário, mas o restante grupo ficou a centésimas dos melhores classificados», disse à Lusa José de Matos, coordenador nacional das olimpíadas, em que Portugal participa pelo segundo ano consecutivo.

Aluno da secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, e detentor do «Óscar» de melhor aluno do 12º ano daquela escola, Diogo Maia e Silva concilia os estudos com uma intensa actividade desportiva, integrando a equipa de natação dos Pimpões/Cimai e tendo alcançado em 2011 os títulos de Campeão Nacional de 100m-C e Vice-Campeão de 200m-C.

O grupo (escolhido entre 4.000 alunos de 160 escolas para participar, entre os dias 05 e 11, nas V Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia) integra ainda Beatriz Madureira, aluna do Colégio S. Miguel, em Fátima (a primeira classificada), Ana Beatriz Teixeira, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, e Rui Nunes, do Colégio Manuel Bernardes (Lisboa).

Os alunos, acompanhados pelo coordenador da iniciativa, deixam este domingo a Costa Rica em direcção a Portugal, onde chegarão na segunda-feira à tarde.

Os objectivos das Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia são promover o estudo das ciências biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta ciência, assim como estreitar laços de amizade entre os países participantes, fomentar a cooperação e o intercâmbio de experiências.

Portugal será o anfitrião das VI Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, que, na primeira semana de Setembro de 2012 Portugal transformarão Cascais na «Capital da Biologia», recebendo delegações de todos os países do espaço Ibero-americano, desde Espanha ao Brasil, ou da Argentina ao México.
Continue a ler esta notícia

Relacionados