Quatro portugueses nas Olimpíadas da Biologia - TVI

Quatro portugueses nas Olimpíadas da Biologia

Edição deste ano realiza-se na Costa Rica

Quatro alunos portugueses irão representar Portugal nas V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia, na próxima semana, na Costa Rica. A Ordem dos Biólogos confirmou que a próxima edição será em Portugal, noticia a Lusa.

As olimpíadas de Biologia visam promover o estudo das ciências biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta área, estreitar laços de amizade entre os países a concurso e desenvolver a cooperação e o intercâmbio de experiências.

O coordenador nacional da competição, José de Matos, indicou que os alunos que vão participar são «brilhantes e tiveram resultados absolutamente extraordinários», e acredita que Portugal possa trazer uma medalha, apesar de salientar que esse não é o objectivo da participação.

Beatriz Madureira, aluna do 12º ano no Colégio S. Miguel, em Fátima, foi a primeira classificada nas olimpíadas nacionais da disciplina que seleccionaram entre 4000 alunos de 160 escolas os representantes de Portugal nas competições.

Ana Beatriz Teixeira, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Diogo Maia e Silva, da Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha) e Rui Nunes, do Colégio Manuel Bernardes (Lisboa), completam o grupo.

Aos participantes é dito por José de Matos que «se divirtam e disfrutem daqueles dias de intenso convívio com jovens de outras culturas e países» e «que consigam dar o seu melhor e obtenham os melhores resultados que conseguirem, porque estão a nível dos outros países e preparados para conseguir uma medalha».

No ano passado, em Lima, no Peru, o primeiro grupo português a participar nas Olimpíadas foi surpreendido com matérias não incluídas nos currículos de biologia aplicados em Portugal.

Este ano, a Ordem dos Biólogos, em parceria com a Ciência Viva, promoveu uma jornada de treino em laboratório para ajudar os participantes a prepararem-se para as provas que irão disputar.

«Gostava de trazer algum reconhecimento para Portugal, mas o que me motiva mesmo é conhecer os outros participantes e conviver com alunos de todo o lado», afirmou Beatriz Madureira.

Em Setembro de 2012, Portugal será o anfitrião da próxima edição das Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia, a ser realizada em Cascais.

José de Matos lamentou a «falta de apoios do Estado» à iniciativa, que conta apenas com o apoio financeiro da Ciência Viva.

«Candidatá-mo-nos a organizar o evento em Portugal e Cascais foi a autarquia que nos deu mais apoio», contou.
Continue a ler esta notícia