«Mais incêndios em anos eleitorais» - TVI

«Mais incêndios em anos eleitorais»

Incêndio no Marão

Altas temperaturas, Inverno chuvoso e ano de eleições podem explicar mais fogos este ano

Relacionados
O secretário de Estado das Florestas e a Governadora Civil de Faro estimam que este Verão vá ser propício a incêndios devido às altas temperaturas da Primavera, ao Inverno chuvoso e por ser anos de eleições, refere a Lusa.

A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, afirmou que «temos de assumir esta realidade (a de mais incêndios em anos eleitorais) e estar mais prevenidos ainda», afirmou, explicando que, independentemente dos governos que estejam no poder, as «estatísticas indicam que se registam mais incêndios em anos de eleições».

Questionada pelos jornalistas sobre quais os fundamentos para considerar que os anos de eleições registam mais incêndios, a governadora civil explicou que se baseia unicamente nas estatísticas, sem saber porque tal acontece.

A Governadora Civil de Faro acredita, no entanto, que essa realidade, constatada por estatísticas, não se venha a verificar este ano e com os planos de prevenção se «quebre essa estatística».

«Nós vamos ter provavelmente um Verão difícil» no que diz respeito ao combate a incêndios florestais, declarou o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, Ascenso Simões, durante a cerimónia oficial da instalação da Comissão Distrital de Defesa da Floresta contra Incêndios do Distrito de Faro, que decorreu na manhã de quinta-feira no salão nobre do Governo Civil.

Para fazer a prevenção e combater os incêndios no Algarve, o responsável pelas florestas em Portugal anunciou hoje em Faro que a região vai, durante este ano e ao longo de 2010, «duplicar o número de bombeiros sapadores florestais».
Continue a ler esta notícia

Relacionados