Volta a Portugal, de bicicleta, em cem dias - TVI

Volta a Portugal, de bicicleta, em cem dias

Bicicleta - Rituais

Engenheiro quer incentivar os portugueses a dar pedaladas

Relacionados
O engenheiro que ficou conhecido por provar que Lisboa pode ser percorrida de bicicleta inicia no sábado uma maratona de 100 dias por Portugal continental para incentivar as pessoas, sobretudo as mais jovens, a aderirem às pedaladas.

No ano passado, Paulo Guerra dos Santos apresentou uma tese de mestrado para desmistificar as «desculpas» usadas pelos munícipes para não recorrerem à bicicleta - a morfologia da cidade das sete colinas, as condições meteorológicas ou o tráfego automóvel.

Empenhado em alargar a iniciativa, o engenheiro decidiu partir de Lisboa (onde deverá regressar a 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros) para levar a mensagem às 18 capitais de distrito do continente e pelas «principais cidades e vilas de cada região».

No primeiro ponto de paragem, na Quinta do Conde (Sesimbra), tem já à espera um sofá para passar a noite, já que é adepto de «couch surfing», um movimento internacional em que se disponibiliza um sofá a viajantes a custo zero.

Sem intenções de fazer um trabalho académico sobre a experiência, Paulo Guerra dos Santos pretende conhecer as medidas que outras cidades e vilas estão a tomar a nível da mobilidade e mostrar que qualquer pessoa pode usar diariamente a bicicleta, embora considere já haver noção da sua importância.

«As pessoas já estão sensibilizadas, informadas de que é possível usá-la como meio de transportes, apenas ainda não experimentaram para si próprias e é isso que também vou tentar estimular, que questionem e experimentem», contou à Lusa.

Na bagagem, leva o apoio (não financeiro) de muitas empresas e do Ministério da Educação, o que o vai levar a várias escolas e, durante as férias, a locais onde possa contactar com o público jovem, «um dos públicos-alvo».

Engenheiro faz 40 quilómetros por dia

Paulo Guerra dos Santos assegura que não fez nenhuma preparação física especial, já que o dia a dia lhe deu a resistência necessária - por dia vai fazer 40 a 50 quilómetros, mas por vezes, ao longo de um dia normal de trabalho, percorre 40 quilómetros.

O adepto do pedal vai partir da Torre de Belém no sábado, pelas 15:00, e será acompanhado durante os primeiros sete quilómetros pelo vereador do Ambiente da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes.

A viagem, que vai ser relatada na Internet poderá vir a ser posteriormente realizada nas ilhas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados