Portugal e Galiza formam doutores em nanomedicina - TVI

Portugal e Galiza formam doutores em nanomedicina

  • Portugal Diário
  • 15 jan 2008, 14:55
Análises

Universidades de Aveiro, Porto e Minho assinam protocolo com congéneres da Galiza

Relacionados
As universidades de Aveiro, Porto e Minho assinam quarta-feira um protocolo de cooperação em nanomedicina com três universidades da Galiza, com vista a criar ainda este ano um Programa de pós-graduação ao nível de Doutoramento, anunciou hoje o ministério.

O acordo será firmado no círculo universitário do Porto com as universidades galegas da Coruña, Santiago de Compostela e Vigo.

Presentes na cerimónia, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Mariano Gago, e a Conselheira para a Educação e Ordenamento Universitário da Galiza, Laura Sanchez Piñon, vão assinar ainda uma declaração conjunta na qual manifestam o seu apoio ao rápido desenvolvimento destes programas.

Esta iniciativa conta já com a adesão de cerca de 18 instituições portuguesas de investigação e desenvolvimento tecnológico, entre os quais 10 laboratórios Associados, e está aberta à colaboração de outras instituições, empresas e centros de investigação, e muito particularmente com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

De acordo com o MCTES, não é alheio a esta iniciativa o forte impulso dado à cooperação entre Portugal e Espanha na XXIª Cimeira Luso-Espanhola de Évora, em 2005.

Na altura foi decidida a criação, em Braga, do INL, tendo como uma das principais prioridades as aplicações à nanomedicina.

No final do ano passado, o ministro anunciou o lançamento da primeira pedra do INL durante uma nova Conferência Ibérica a realizar-se em 17 e 18 de Janeiro.

Também o Orçamento de Estado para este ano definia como uma das principais prioridades a construção do Laboratório Ibérico de nanotecnologia, que contará com cerca de 200 investigadores destes e de outros países.
Continue a ler esta notícia

Relacionados