Exame de Matemática podia ter sido mais difícil e mais curto - TVI

Exame de Matemática podia ter sido mais difícil e mais curto

(Foto Cláudia Lima da Costa)

Poderia ter questões «de dificuldade superior» e «é algo extenso», consideram as associações de professores da disciplina

O exame de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, feito, esta terça-feira, por 9 674 alunos do 10.º e 11.º anos, poderia ter questões «de dificuldade superior» e «é algo extenso», consideram as associações de professores da disciplina.

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) defende que «seria benéfico» que o exame tivesse «uma ou duas questões de dificuldade superior». Num parecer enviado à agência Lusa, a SPM considera a prova é adequada aos programas, com a matéria distribuída de «forma equilibrada».

«O nível de exigência do presente exame é em tudo comparável ao da primeira fase de 2010. Sendo aceitável, seria no entanto benéfico que se introduzissem uma ou duas questões de dificuldade superior», refere o parecer.

Sublinhando que «as questões estão redigidas de forma clara», alerta para uma exceção: «o algoritmo descrito na questão 5.2, em que se faz referência a uma árvore que não foi devidamente definida, omissão que pode confundir os alunos».

A SPM refere que aguarda a realização da prova referente à segunda fase desta disciplina, «na expectativa de que não venha a ocorrer uma acentuada descida do grau de dificuldade, como se verificou em 2010».

Por sua vez, a Associação Portuguesa de Matemática (APM) também divulgou um parecer referindo que a prova está em conformidade com as informações previamente publicadas pelo GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional) referentes à disciplina, mas critica o facto de a prova ser «algo extensa, porque bastante trabalhosa, sendo, no entanto, o grau de dificuldade semelhante ao habitual».

A APM considera que o exame foi «equilibrado, que poderá ser resolvido pela generalidade dos alunos, podendo contudo causar problemas significativos na gestão do tempo». Uma nota de alerta para a questão 3.2., que considera ter sido «apresentada de forma pouco clara no que se refere à argumentação a utilizar e profundidade da mesma».
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