Exames: resultados melhoraram - TVI

Exames: resultados melhoraram

Matemática

Mas as médias em relaçãos aos resultados da primeira fase desceram

Relacionados
Os resultados da segunda fase dos exames nacionais do secundário melhoraram face à mesma fase do ano passado, mas as notas caíram significativamente quando comparadas com as provas da primeira fase deste ano, revelam dados do Ministério da Educação (ME), escreve a Lusa.

Numa nota hoje divulgada, o ME refere a «melhoria global» dos resultados da segunda fase dos exames, baseando-se apenas numa comparação com as notas alcançadas pelos alunos em igual período do ano passado.

A media dos resultados subiu a 16 disciplinas e desceu em apenas 10, tendo no total 21 cadeiras alcançado média positiva, igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de zero a 20).

O ministério destaca o caso do exame de Português, cuja média subiu de 10,4 para 11,3, e o de Biologia e Geologia, cuja média passou a ser positiva, ao melhorar de 9,0 para 11,4 valores.

TEXTO

Exames de Português: quem fez na segunda fase foi «beneficiado»

No entanto, quando comparados os resultados desta segunda fase com os da primeira fase, o cenário é menos positivo com 17 disciplinas a descer a média, quatro a mantê-la e apenas sete a melhorá-la.

Todas as disciplinas de Matemática baixaram em relação à primeira fase, com as cadeira de Matemática A e B a descerem, respectivamente, de 12,5 para 8,9 valores e de 11,4 para 9,1 valores.

Habitualmente as notas descem entre a primeira e segunda fases, uma vez que esta última é também realizada por alunos que reprovaram na primeira fase.

Nesta segunda fase dos exames do secundário inscreveram-se 161.246 alunos, mais 4,7 por cento do que em igual período do ano anterior.

Dos inscritos, compareceram às provas de exame 118.667 alunos, mais 6,1 por cento do que na mesma fase do ano anterior, o que se traduziu na redução das faltas, que passaram de 27 para 26 por cento do total.

As disciplinas com mais estudantes a fazer exame foram as de Português (25.703), Física e Química A (25.678), Biologia e Geologia (24.293) e Matemática A (16.572).

A classificação no exame vale 30 por cento para a nota final das disciplinas e oscila entre os 35 e os 50 por cento para a nota de candidatura ao ensino superior, sendo que, desde 2005, nenhum estudante pode concorrer com menos de 9,5 valores nas provas de ingresso.

Os alunos que completaram todas as provas nesta fase podem concorrer ao ensino superior a partir de quinta-feira e até 7 de Agosto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados