Bullying: escola paga 40 mil euros de indemnização - TVI

Bullying: escola paga 40 mil euros de indemnização

(arquivo)

Família de aluno de colégio em Espanha levou caso a tribunal

Relacionados
Um tribunal espanhol obrigou um colégio a pagar 40 mil euros de indemnização à família de um aluno vítima de «bullying», avança o jornal Diário de Notícias (DN), esta quinta-feira. Perante esta decisão, há escolas que estão a começar a optar por seguros para evitar casos idêntico.

O caso aconteceu em Espanha mas em Portugal os estabelecimentos de ensino seguem o mesmo caminho. Até agora, não aconteceu um caso semelhante, mas as escolas começam já a fazer «seguros de responsabilidade civil».

Isso mesmo, afirmou ao DN Adalmiro da Fonseca, director da Secundária de Oliveira do Douro e presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) ao DN. Estes seguros têm o objectivo de prevenir sanções em processos por violência escolar.

A mesma fonte diz que o Código Civil dos professores (D.L. 75/2008) prevê desde já, «o dever de vigilância de crianças e quem não cumprir tem de indemnizar». Espera-se que estas novas medidas conduzam a um decréscimo nos casos de «bullying».
Continue a ler esta notícia

Relacionados