Pescadores abandonados regressam a Portugal - TVI

Pescadores abandonados regressam a Portugal

Pescadores

Armador deixou-os na Galiza, mas já receberam salários em atraso

Relacionados
Três dos quatro pescadores portugueses abandonados na Galiza, Espanha, pelo armador do navio em que trabalham devem regressar entre hoje e sexta-feira a Vila do Conde, depois de receberem os salários em atraso, revelou fonte governamental, citada pela Lusa.

Segundo fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, o quarto pescador decidiu permanecer na Galiza.

«Todos eles estão com os ordenados pagos», disse a mesma fonte.

Os quatro pescadores portugueses e um lituano encontram-se a bordo do navio Cappal Ban, da armadora irlandesa Paddy OMalley, que está atracado no Porto de Oza, na Corunha.

A situação dos cinco pescadores foi denunciada terça-feira pelo presidente da Associação Espanhola de Titulados Náutico-Pesqueiros (AETINAPE) de Espanha, José Manuel Muniz.

Na altura, Muniz disse que um dos portugueses o contactou para denunciar que os pescadores tinham salários em atraso, estavam praticamente sem víveres no navio e sem condições para regressar a casa.

Na sequência deste alerta, a Câmara de Vila do Conde, de onde são oriundos os quatro pescadores portugueses, enviou uma delegação à Corunha para tomar conhecimento da situação e tentar encontrar uma solução.

A delegação, que se encontrou com os pescadores a bordo do navio, confirmou que eles têm alimentos e água suficientes e estabeleceu um contacto com o armador, numa tentativa para resolver o problema.
Continue a ler esta notícia

Relacionados