Somália: piratas sequestram barco espanhol - TVI

Somália: piratas sequestram barco espanhol

Internacional

Pesqueiro estava em águas internacionais com 26 pessoas a bordo

Relacionados
Piratas sequestraram este domingo um navio pesqueiro espanhol enquanto pescava em águas internacionais ao largo da Somália e em que viajam 13 tripulantes espanhóis e 13 de origem africana, confirmou à Lusa fonte do governo espanhol.

A fonte disse desconhecer a nacionalidade dos 13 africanos referindo que os restantes são oito pescadores da Galiza e cinco do País Basco, região onde está registada a embarcação, o «Playa de Bakio», que pertence a uma associação local.

Em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol confirmou que a embarcação foi abordada por outra embarcação de onde foi lançado um primeiro ataque antes de vários homens armados terem feito a abordagem.

O ataque inicial, que envolveu lança-granadas e ocorreu cerca das 13h00 a 250 milhas da costa somali, causou alguns danos ligeiros ao navio que continua a ser navegável.

Não há para já registo de incidentes no caso que está a ser acompanhado por vários membros do governo espanhol e por missões diplomáticas espanholas na região, nomeadamente no Quénia - que tem jurisdição sobre a Somália.

A caminho da zona está já uma fragata espanhola que se encontrava no Mar Vermelho, numa operação da qual foi já também informada a NATO, podendo participar nas operações de apoio outras embarcações, incluindo um navio francês.

O sequestro ocorre uma semana depois de na mesma zona ter sido abordado um iate de luxo com 30 tripulantes, dos quais 22 franceses.

Paris conseguiu a libertação dos reféns, desconhecendo-se as condições de um eventual acordo.

No caso do navio espanhol ainda não há relatos de pedidos de resgate.
Continue a ler esta notícia

Relacionados