«Deixe o apelido Clinton, que já se parece muito a um casaco coçado e com os cotovelos rotos» - TVI

«Deixe o apelido Clinton, que já se parece muito a um casaco coçado e com os cotovelos rotos»

«José Saramago. A consistência dos sonhos»

José Saramago dá conselho à nova secretária de Estado norte-americana

Relacionados
O escritor José Saramago sugeriu esta terça-feira à nova secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton que deixe o apelido do marido e estendeu o conselho a todas as mulheres que ainda respeitam essa «obrigação», noticia a Lusa.

No blog «O Caderno de Saramago», num texto que intitulou «Clinton?», o escritor defendeu que a manutenção do apelido das mulheres deve sobrepor-se ao uso, ou norma, de adquirir o do marido.

Desejando a Hillary Diane Rodham «os maiores triunfos», Saramago lembrou que é este o nome completo da nova secretária de Estado.

«Falo directamente à secretária de Estado. Deixe o apelido Clinton, que já se parece muito a um casaco coçado e com os cotovelos rotos, recupere o seu apelido, Rodham, que suponho ser de seu pai. Se ele ainda é vivo, já pensou no orgulho que sentiria?», escreveu o Nobel da Literatura.

A terminar, Saramago deixa o mesmo conselho - o de manterem o apelido de nascimento - «a todas as mulheres que consideram que a obrigação de levar o apelido do marido foi e continua a ser uma forma mais, e não a menos importante, de diminuição de identidade pessoal e de acentuar a submissão que sempre se esperou da mulher».
Continue a ler esta notícia

Relacionados