Sector público funciona pior do que privado - TVI

Sector público funciona pior do que privado

  • Portugal Diário
  • 29 out 2007, 10:10

Portugueses criticam, mas consideram que administração pública está a melhorar

Três em cada quatro portugueses inquiridos entendem que a administração pública funciona «pior» ou «muito pior» do que o sector privado. As conclusões são de um inquérito encomendado pelo Instituto Nacional de Administração (INA) à Universidade Católica, citado pela edição desta segunda-feira do DN, que mostra, contudo, que é opinião quase generalizada que a administração pública tem vindo a melhorar.

O estudo foi coordenado por Roberto Carneiro e apresentado esta segunda-feira no V Congresso Nacional da Administração Pública (AP). O trabalho abrange não só cidadãos/utentes, mas também dirigentes públicos, que naturalmente têm opinião distinta quanto ao desempenho da «sua» administração. Quase dois terços defendem que o sector público e o privado funcionam de forma «idêntica» e só 30 por cento acham que o seu desempenho é pior que o do privado.

No entanto, apesar de para a maioria dos inquiridos funcionar «pior» do que o sector privado, a administração pública tem vindo a melhorar, isto tomando como base a opinião de 300 cidadãos. Entre estes, só uma pequena fatia de 5 por cento dos inquiridos acha que os serviços do Estado «nada evoluíram» nos últimos anos, enquanto 60% acham que houve evoluções relevantes.

Quanto ao perfil e desempenho individual dos funcionários, é sobretudo no domínio das habilitações que os inquiridos identificam maiores progressos, com 77 por cento a considerarem que «há cada vez mais habilitações adequadas».

Outro dos aspectos realçados pelos cidadãos é o rejuvenescimento dos funcionários, algo que não corresponde à realidade no conjunto da administração, mas que poderá reflectir particularidades nos serviços de atendimento ao público. A melhoria da «competência» dos funcionários também é destacada, embora 29 por cento discordem.

Curiosamente, o estudo demonstra que os dirigentes públicos não têm noção da apreciação que o público faz dos serviços públicos, tendendo a sobrevalorizar o reconhecimento dos cidadãos.

Ao nível do atendimento ao público, os progressos mais destacados são a diversidade de canais, o apetrechamento tecnológico e a melhoria das instalações. Já em matéria de rapidez de atendimento, simplificação de processos e horários, as melhorias são pouco notadas.

A possibilidade de pagamento dos impostos através da Internet, por um lado, e as lojas dos cidadãos, por outro, são duas das medidas, tomadas nos últimos anos, que mais elogios suscitam. Contudo, duas das bandeiras deste Governo não convencem os utentes da administração. É o caso do Simplex e do cartão do cidadão.
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