DGS aconselha vacina contra o sarampo - TVI

DGS aconselha vacina contra o sarampo

Scolari Euro 2008

Medida aconselhada para quem visitar Áustria e Suíça durante o Euro 2008

Relacionados
As autoridades portuguesas aconselham a vacinação contra o sarampo a quem pretende visitar a Áustria e a Suíça durante o Euro 2008, devido a um surto da doença em vários países europeus, refere a Lusa.

«Habitualmente, a doença, provocada por um vírus, é benigna, mas em alguns casos pode ser grave ou mesmo mortal. As pessoas não vacinadas e que nunca tiveram sarampo têm uma elevada probabilidade de adquirir a doença se forem expostas ao vírus», lembra a Direcção-Geral da Saúde (DGS) num comunicado divulgado na sua página da Internet.

Surtos de sarampo têm vindo a ocorrer em vários países europeus nos últimos meses, incluindo na Áustria e Suíça, países organizadores do Euro 2008.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças de Estocolmo aconselhou recentemente a vacinação aos viajantes que se desloquem à Suíça e Áustria, sobretudo àqueles que participem em eventos de grande concentração de pessoas, como é o caso do campeonato europeu de futebol.

Em Portugal, as taxas de cobertura vacinal são muito elevadas, uma vez que a vacina contra o sarampo faz parte do Plano Nacional de Vacinação.

Os últimos casos de sarampo confirmados no país ocorreram há três anos, por contágio provocado por um doente proveniente de um país da Europa de leste, causando um pequeno surto de seis doentes do mesmo agregado social.

A DGS recomenda a todos os menores de 18 anos não vacinados que se vacinem contra a doença e aos adultos que se pretendem deslocar ao Euro 2008 que se aconselhem junto do médico sobre a necessidade de vacinação.

«Se for ao EURO 2008, junte ao cachecol e à camisola da Selecção Nacional, a vacina, se necessário», lembra a DGS.
Continue a ler esta notícia

Relacionados