Mário Cláudio vence Prémio Vergílio Ferreira - TVI

Mário Cláudio vence Prémio Vergílio Ferreira

  • Portugal Diário
  • 22 jan 2008, 17:41
Universidade de Évora [arquivo]

Universidade de Évora distingue «nome cimeiro das letras portuguesas»

Relacionados
O escritor Mário Cláudio manifestou-se surpreendido com a atribuição do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2008, anunciada pela Universidade de Évora, informa a agência Lusa.

«É sempre com alguma surpresa que recebemos a notícia da atribuição de um prémio. Não se está à espera destas coisas», disse à Lusa.

Morreu Luiz Pacheco

Empregada dos correios ganha prémio literário

O escritor salientou que se trata de «um prémio com algum prestígio», afirmando que a escolha do seu nome demonstra que alguém reconhece o seu trabalho. Mário Cláudio revelou, ainda, que está a corrigir as provas finais do seu próximo livro, a novela «Boa Noite Sr. Soares», que «vai sair durante a Feira do Livro», pela editora D. Quixote. O escritor escusou-se a adiantar o tema da novela, referindo apenas que é sobre «uma grande figura da cultura portuguesa, que depois se verá quem é».

De acordo com a Universade de Évora, o prémio vai ser entregue, como é habitual, em cerimónia pública na sala de actos da instituição, no dia 1 de Março, aniversário da morte de Vergílio Ferreira.

A atribuição do prémio deste ano ao escritor Mário Cláudio foi decidida por unanimidade pelo júri, composto pelos professores universitários José Alberto Gomes Machado (Évora, presidente), José Carlos Seabra Pereira (Coimbra), Isabel Allegro de Magalhães (Nova de Lisboa) e Elisa Nunes Esteves (Évora) e pela jornalista e critica literária Clara Ferreira Alves.

A academia de Évora homenageia Mário Cláudio como um «nome cimeiro das letras portuguesas», lembrando que o escritor foi considerado por Vergílio Ferreira «um dos nomes mais promissores da sua geração».
Continue a ler esta notícia

Relacionados