Advogados: «Quem está mal é a Ordem» - TVI

Advogados: «Quem está mal é a Ordem»

Sociedade

Director da FDUC considera que a OA é responsável pelas reprovações no exame de acesso ao estágio

Relacionados
O director da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) atribuiu à Ordem dos Advogados a responsabilidade pelo «excessivo índice de reprovações» no acesso ao estágio profissional.

«Quem está mal é a Ordem dos Advogados, porque não acompanhou a actual exigência do Centro de Estudos Judiciários (CEJ)», declarou Santos Justo à agência Lusa.

Na sequência do Processo de Bolonha, lembrou o director da FDUC, «a maioria esmagadora das faculdade de Direito» do país reduziu de cinco para quatro os anos da licenciatura e nalguns casos para três.

Bastonário critica licenciados: «Não basta ter um diploma»

Advogados: exame de acesso ao estágio abre nova polémica

«No CEJ, em regra, só entram agora candidatos a magistrados licenciados antes de Bolonha (que fizeram o antigo curso de cinco anos) ou que tenham feito o mestrado», sublinhou. A Ordem dos Advogados, por sua vez, «não fez aquilo que o CEJ fez», exigindo «apenas a licenciatura como condição».

«Há aqui uma anomalia que talvez seja um dos grandes factores do excessivo índice de reprovações» no exame de acesso ao estágio de advogado, defendeu Santos Justo, alegando, no entanto, «não querer imiscuir-se nos problemas da Ordem».
Continue a ler esta notícia

Relacionados