Prova de Matemática pouco «exigente» - TVI

Prova de Matemática pouco «exigente»

Matemática

Sociedade Portuguesa de Matemática considerou exame nacional do 12.º ano teve um grau de exigência «abaixo do que seria desejável»

Relacionados
A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) considerou esta segunda-feira que o exame nacional da disciplina relativo ao programa do 12.º ano teve um grau de exigência «abaixo do que seria desejável», apesar do enunciado ser «mais equilibrado», escreve a Lusa.

Em comunicado, a entidade presidida por Nuno Crato afirma que a prova de Matemática A, realizada esta manhã por 37 962 alunos, «tem um grau de exigência abaixo do que seria desejável», apesar de apresentar «um grau de complexidade ligeiramente superior à de 2009».

«Tratando-se de um enunciado mais equilibrado do que alguns de anos anteriores, parece-nos que ainda há um longo caminho a percorrer para que estas provas pautem de forma razoavelmente exigente os conhecimentos de matemática que os alunos das áreas científicas devem alcançar no fim do ensino secundário», afirma a SPM, em comunicado.

Para a SPM, os conteúdos programáticos são abordados de forma equilibrada, mas a grande maioria das questões «é rotineira e análoga a questões bem conhecidas de exames anteriores».

Sobre a prova de Matemática B, referente ao programa do 10.º e 11.º anos e realizada por 6608 alunos, a Sociedade afirma que não permite «avaliar devidamente os conhecimentos que os alunos deveriam alcançar nesta etapa dos seus estudos».

«Se é verdade que incide sobre a matéria do programa, fá-lo sempre de forma simples, não permitindo distinguir os alunos que dominam bem a matéria daqueles que têm apenas um conhecimento superficial da mesma», afirma a SPM, no seu parecer.

Os exames nacionais do ensino secundário terminam na quarta feira, sendo as classificações afixadas a 8 de Julho.

«Equilibrado»

Já a Associação de Professores de Matemática (APM) classificou de «equilibrado» o exame, considerando ainda «clara» a formulação das perguntas.

«A prova revela-se, no seu conjunto, como uma prova equilibrada tendo em vista as suas finalidades. [...] A mesma não apresenta erros, é clara na formulação das questões e incide sobre a maioria dos conteúdos correspondentes ao 12.º ano da disciplina», afirma a APM sobre o exame nacional de Matemática A.

A associação sublinha que os itens do grupo I são «acessíveis» e que alguns do grupo II requerem «um bom domínio dos conceitos matemáticos envolvidos, mobilizando também um bom domínio de competências ao nível do cálculo algébrico».

«Os alunos que tenham desenvolvido um bom trabalho ao longo dos anos não terão grandes dificuldades em ver refletido esse trabalho nos resultados da prova», diz a APM.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos