Gás: moradores podem voltar às casas - TVI

Gás: moradores podem voltar às casas

  • Portugal Diário
  • 28 out 2007, 18:04

Famalicão: depois das autoridades confirmarem que não perigo de intoxicação

Relacionados
Os moradores das cerca de 20 casas evacuadas sábado devido à libertação de um gás químico em São Cosme do Vale, Famalicão, começaram hoje à tarde a regressar às suas habitações, depois das autoridades confirmarem que não perigo de intoxicação, noticia a Lusa.

«Penso que as pessoas vão regressar às suas casas, mas vão ter sempre alguma cautela», disse à Agência Lusa uma das moradoras da urbanização da Rua Nova, Sandra Marques.

A moradora defendeu que a exploração agrícola «devia estar distante das moradias» para que não houvesse risco de novas intoxicações como as verificadas sábado. «Como é que podem autorizar químicos junto às casas?», questionou Sandra Marques, receando que a situação se repita.

Duas dezenas de habitações foram evacuadas sexta-feira à noite em Vale de S. Cosme, Vila Nova de Famalicão, devido à libertação de um gás que provocou problemas respiratórios a vários moradores locais, após alerta dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Apesar de nenhuma situação grave se ter registado, os bombeiros chamaram ao local a Protecção Civil, uma técnica da Câmara de Vila Nova de Famalicão e o delegado de saúde, que depois de analisar os rótulos do produto depositado no solo, aconselhou a que não fosse bebida água captada no local.

Um dos responsáveis da exploração agrícola onde ocorreu a libertação de gás, Jorge Carvalho, afirmou que as autoridades deram autorização para que a actividade seja retomada, dado não ter sido cometida qualquer ilegalidade. «Aplicamos um produto perfeitamente homologado no país, seguindo as indicações do rótulo», frisou Jorge Carvalho, engenheiro agrícola da empresa Hortisaladas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados