Oliveira de Azeméis: bombeiros «exaustos» combatem fogo há 24 horas - TVI

Oliveira de Azeméis: bombeiros «exaustos» combatem fogo há 24 horas

Comandante lamenta a escassez de apoio aéreo e lembra que chamas estão «em zonas de muito difícil acesso, onde os meios terrestres não chegam»

Relacionados
O comandante dos Bombeiros de Oliveira de Azeméis, Paulo Vitória, alertou esta terça-feira que os seus efectivos estão «em exaustão», combatendo incêndios florestais há 24 horas consecutivas, e lamentou a escassez de apoio aéreo.

Paulo Vitória contou que os Bombeiros de Oliveira de Azeméis estão a combater incêndios «em zonas de muito difícil acesso, aonde os meios terrestres não chegam, porque nem sequer há caminhos de apoio», ainda por cima com ventos fortes a dificultar os trabalhos.

«Depois de uma noite terrível em Cuvais, Pinheiro da Bemposta, neste momento temos activo um incêndio em três frentes, nas Ribeiras, Ossela, também em zona de muito difícil acesso», explicou.

O comandante afirmou que várias habitações, fábricas e uma vacaria estiveram em risco, «com o fogo a encostar às paredes».

Nestes dois incêndios, as chamas já consumiram mais de 100 hectares.

Paulo Vitória disse que os Bombeiros de Azeméis estão a contar com o apoio de algumas corporações congéneres do distrito, da Câmara Municipal e de um particular, que cederam maquinaria pesada.

Só os bombeiros de Oliveira de Azeméis mobilizaram mais de 100 operacionais, mas estes meios são «insuficientes», face às circunstâncias.

«Pedimos apoio aéreo e só tivemos um esta manhã, durante uma hora. Sei que os meios são escassos para tantos fogos, mas o problema é que os meus homens estão em exaustão», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados