Igreja unida para combater a crise - TVI

Igreja unida para combater a crise

D. Policarpo chamou todos os padres da Diocese de Lisboa para falar do projecto «Igreja Solidária»

O cardeal patriarca D. José Policarpo chamou todos os párocos da diocese de Lisboa, esta sexta-feira, para falar do projecto «Igreja Solidária» É a primeira vez que o chefe da Igreja Católica portuguesa se reúne com a totalidade dos responsáveis pelas diferentes paróquias da diocese da capital para combater a crise.

«Aquilo que estamos a tentar fazer é potenciar o que já é a resposta habitual da Igreja às necessidades» de quem mais precisa, refere D. Policarpo. O cardeal patriarca quer uma maior coordenação nesta ajuda, porque «para as instituições darem respostas novas a problemas novos têm que ser apoiadas nos meios que dispõem».

O plano da Igreja centra-se no combate à fome, miséria extrema e envergonhada e apresenta três fases. A primeira visa dar uma resposta imediata às situações de carência básica, como a alimentação. Depois vem o apoio nas rendas de casa e sobretudo na medicação, especialmente no caso dos idosos. A médio prazo este plano anti-crise da Igreja pretende também criar postos de trabalho e prestar apoio nos cuidados de saúde continuada.

A Igreja pretende criar um protocolo com o Governo para que os desempregados possam exercer funções nos centro sociais e paroquiais, para poderem ter mais rendimentos no final do mês. O projecto conta já com um fundo de 175 mil euros, o que D. Policarpo considera «pouco». Os donativos e a ajuda dos portugueses deverão ser encaminhados para a Cáritas Diocesana de Lisboa. O NIB será disponibilizado nos próximos dias.
Continue a ler esta notícia