Lopes da Mota suspenso por 30 dias - TVI

Lopes da Mota suspenso por 30 dias

Lopes da Mota

Decisão tomada pelo Conselho Superior de Magistratura

O Conselho Superior de Magistratura decidiu, esta quarta-feira, suspender o procurador Lopes da Mota por 30 dias. Recorde-se que este é suspeito de ter pressionado os magistrados responáveis pela investigação do caso «Freeport».

«O Conselho Superior do Ministério Público, reuniu, hoje, pelas 16 horas, a Secção Disciplinar, presidida pelo Vice-Procurador-Geral da República e constituída pelos Membros, Dr. Barradas Leitão (Relator), Professor Doutor Rui Alarcão, Dr. Pinto Nogueira, Dr.ª Francisca Van Dunem, Dr. Paulo Gonçalves, Dr. João Paulo Centeno e Dr.ª Edite Pinho para apreciação, entre outros, do processo disciplinar instaurado ao Procurador-Geral Adjunto, Dr. Lopes da Mota, Membro Nacional e Presidente da EUROJUST», começa por explicar um comunicado da Procuradoria Geral da República.

«Discutida a causa, o Conselho deliberou aplicar a pena de suspensão do exercício por 30 dias, por maioria dos membros presentes», lê-se na nota, onde se refere ainda que «houve um voto de vencido».

Lopes da Mota foi acusado de pressionar os procuradores titulares do processo Freeport, Vítor Magalhães e Paes Faria, no sentido de que o caso fosse arquivado.
Continue a ler esta notícia