Chuva forte coloca Madeira sob aviso laranja - TVI

Chuva forte coloca Madeira sob aviso laranja

Mau tempo (arquivo)

Alerta deve permanecer activo até às 10:00 de sexta-feira

O arquipélago da Madeira está, esta quinta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido a chuva moderadamente forte, que poderá ser temporariamente muito forte, de acordo com a previsão do Instituto de Meteorologia (IM).

As ilhas da Madeira e do Porto Santo estão também sob aviso amarelo, por causa do vento, que será moderado (20 a 35 km/h) de Sul, temporariamente forte (35 a 45 km/h), rodando para sudoeste. Nas terras altas, o vento será forte (40 a 55 km/h) de sudoeste, soprando temporariamente muito forte (55 a 65 km/h), com rajadas que poderão atingir os 90 km/h.

Relativamente ao estado do mar, na costa Norte as ondas serão de noroeste com dois a 2,5 metros, enquanto que na costa Sul as ondas serão de sudoeste com dois a 3,5 metros. Este aviso laranja deverá permanecer activo até às 10:00 de sexta-feira, por causa das previsões de chuva forte.

Na quarta-feira, o Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira emitiu um aviso a recomendar «a tomada das medidas necessárias e habituais de precaução», nomeadamente na condução automóvel nas zonas montanhosas e vertentes expostas, devendo ser prestada especial atenção aos avisos, sinalização e recomendações das autoridades e forças de segurança.

No restante território nacional, as previsões para as regiões Norte e Centro são de céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens altas, com o vento a soprar geralmente fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante Norte, apesar de se tornar moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral e nas terras altas, a partir da tarde. Na região Sul, o céu estará muito nublado, em especial por nuvens altas, com o vento a soprar fraco a moderado (inferior a 25 km/h) do quadrante Norte.

Quanto ao estado do mar, na costa Ocidental, as ondas de noroeste deverão alcançar 1,5 a 2,5 metros de altura, e na costa Sul, as ondas de sudoeste serão inferiores a um metro. A barra de Vila do Conde está encerrada a toda a navegação, segundo informação disponibilizada no site da Marinha.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 14 graus Celsius no Porto e em Lisboa, 18º em Faro, 19º em Ponta Delgada e 23º no Funchal.
Continue a ler esta notícia