Neve: grupo de 30 pessoas retido numa escola primária - TVI

Neve: grupo de 30 pessoas retido numa escola primária

Neve na Serra da Estrela

Em Castro Daire, 14 dormiram no quartel dos bombeiros. Trânsito cortado na A7, IP4 e acessos à serra da Estrela

Relacionados
Um grupo de 30 pessoas ficou retido várias horas numa escola primária em Covas do Monte, em S. Pedro do Sul. O alerta foi dado às 18 horas de sábado, mas só ao início da tarde deste domingo foi possível iniciar uma operação de resgate, que ainda está a começar. Elvira Barbosa, uma das pessoas retidas contou à RTP o ambiente que ainda vivem: «Está muita neve, está muito frio e arranjaram-nos, por simpatia, meia dúzia de mantas. Não temos lenha, não temos gás e não temos alimentos».

O grupo, composto por alunos e professores, foi surpreendido pela avaria do autocarro que os transportava numa visita de estudo e pelo agravamento das condições climatéricas. Tiveram mesmo de encontrar abrigo. Apenas quatro alunos e dois professores foram retirados pela GNR para São Pedro do Sul, adianta a RTPN.



António Almeida, do Corpo de Bombeiros de Salvação Pública de S. Pedro do Sul, relatava a meio da manhã que as autoridades não estavam a conseguir chegar ao local. «A neve tem 30 a 40 centímetros de altura, temos primeiro de limpar a área para chegar lá». Entretanto, a protecção civil e os bombeiros conseguiram chegar até à escola e iniciaram já a operação de resgate do grupo.

Castro Daire: 14 pessoas dormiram no quartel dos bombeiros

Também em Castro Daire 14 pessoas tiveram de pernoitar no quartel dos Bombeiros local depois de terem ficado bloqueadas na A24 devido a uma forte nevão, disse à agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

O CDOS de Viseu adiantou que foram servidas refeições a 124 pessoas na escola secundária de Castro Daire, tendo 14 delas, as que eram de mais longe, pernoitado no quartel dos bombeiros.

Vias cortadas ao trânsito

Este domingo o trânsito continua cortado na A7, no IP4 e em todos os acessos à Serra da Estrela devido à queda de neve, disseram à Lusa fontes da Brigada de Trânsito da GNR e do Centro Nacional de Operação de Socorro.

A queda de neve das últimas horas obrigou ao corte de trânsito na auto-estrada A7, entre o Alto de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, e no IP 4, entre Mesão Frio e Campeã.

As estradas nacionais EN 206, entre Bragança e Torre Dona Chama, a EN 311, entre Cabeceiras de Basto e Salto (Montalegre). Também na Região Centro, há diversas estradas nacionais encerradas, nomeadamente nos distritos de Coimbra, Viseu e Guarda.

No distrito de Viseu, a circulação está cortada apenas na Estrada Nacional (EN) 321, entre Castro Daire e Cinfães, e nas auto-estradas 24 e 25 circula-se com precaução.

A estrada que liga Lousã a Castanheira de Pêra, nos distritos de Coimbra e Leiria, continua encerrada ao trânsito desde o meio-dia de sábado. Também a EN 344 entre Unhais-o-Velho e Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, continua fechada desde sábado.

Na Guarda mantêm-se cortadas as estradas do maciço central da Serra da Estrela e todos os acessos à serra, a partir de Gouveia, Seia e Manteigas, tendo, no entanto, reaberto esta manhã a ligação Piornos-Covilhã.

De acordo com o Centro Nacional de Operação de Socorro, a freguesia de Castro Laboreiro, em Viana do Castelo, esteve isolada devido à queda de neve, estando prevista a limpeza e manutenção dos acessos com três máquinas ainda durante a manhã.

Em declarações à agência Lusa, o alferes Pedro Valente, da GNR, aconselha os automobilistas a evitarem as estradas que tenham gelo e neve e a circularem apenas o estritamente necessário.
Continue a ler esta notícia

Relacionados