Tempo: gelo e geada - TVI

Tempo: gelo e geada

  • Portugal Diário
  • 21 dez 2007, 16:35
Frio

Frio chega nos dias que antecedem o Natal. Mas depois vai melhorar

Relacionados
O tempo vai estar frio apesar de o Sol reinar nos dias que antecedem o Natal e para terça-feira as previsões apontam para um agravamento, com vento e possibilidade de chuva no Norte e Centro do país.

Segundo informa a Lusa, no próprio dia 25 pode cair neve nas regiões acima dos 800 metros de altitude e é aguardada chuva e vento moderado a forte de Sudoeste, com maior predominância no Norte e Centro do país, de acordo com as previsões anunciadas esta sexta-feira pelo Instituto de Meteorologia.

Domingo o tempo será caracterizado por nebulosidade em todo o país, admitindo os especialistas que possam cair alguns aguaceiros no Algarve. Nas restantes regiões aguarda-se a formação de gelo e geada durante as noites.

Na segunda-feira, véspera de Natal, após uma noite fria, o céu estará limpo em todo o país, situação que deverá prolongar-se até à manhã do dia seguinte, podendo ocorrer à tarde um agravamento das condições climatéricas.

Passada a quadra natalícia, na quarta-feira o tempo melhorará, embora no Sul possam cair alguns aguaceiros durante a manhã, enquanto o vento diminuirá de intensidade.

Madeira e Açores

Na Madeira, as previsões apontam para céu nublado e aguaceiros no sábado, seguindo-se céu pouco nublado até quarta-feira, com excepção das vertentes a norte da ilha, onde se aguarda nebulosidade e aguaceiros fracos.

Para os Açores, prevê-se céu muito nublado, períodos de chuva e aguaceiros e vento forte de Sul, rodando para Leste, no Grupo Ocidental (ilhas das Flores e Corvo), situação semelhante à que deverá registar-se no Grupo Central (ilhas do Faial, Pico, S. Jorge e Graciosa).

Também nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria (Grupo Oriental) a chuva e o vento forte vão marcar presença nesta quadra, com destaque para a véspera de Natal, em que são aguardados aguaceiros e vento moderado de Sul.

Inundações no Algarve

Os aguaceiros registados na manhã desta sexta-feira no Barlavento algarvio causaram inundações em ruas e casas nos concelhos de Portimão e Lagoa, mas sem gravidade informou fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS).

A água invadiu as ruas e algumas casas de Portimão, condicionou a principal entrada da cidade, com o encerramento do Túnel das Cardosas, o que levou as autoridades policiais a aconselhar os automobilistas a circularem pelo nó de Alvor.

Durante a tarde e início da noite o mau tempo deverá deslocar-se rumo ao Sotavento, onde poderão registar-se «algumas situações complicadas», disse Vaz Pinto, responsável pelo CDOS do Algarve, prevendo-se a partir da meia-noite uma acalmia das condições meteorológicas.

Veja aqui as imagens que o PortugalDiário lhe mostra do mau tempo no Algarve, mas também nos outros países.
Continue a ler esta notícia

Relacionados