Neve chegou à região de Bragança - TVI

Neve chegou à região de Bragança

Temperaturas mínimas vão subir. IP4 e A24 cortadas

Relacionados
A região de Bragança despertou esta terça-feira coberta por um manto de neve, com registo deste tipo de precipitação em algumas zonas do Marão. Apesar da previsão da subida das temperaturas mínimas para todo o país, prevê-se para amanhã a possibilidade da queda de neve nas terras altas do norte e centro.

De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, a neve chegou de madrugada à região, sem que se tenham registado acidentes causados pelas condições climatéricas. «Começou-se logo desde muito cedo a espalhar sal nas estradas», indicou uma fonte do CDOS ao PortugalDiário.



Mas, apesar de «prevenção» o Itinerário Principal 4 (IP4), entre Vila Real e o Alto de Espinho, e a auto-estrada 24 (A24), entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, tiveram de ser cortados ao trânsito devido à queda de neve, disse fonte da Brigada de Trânsito à Lusa.

A fonte referiu que a situação nestas estradas se complicou a partir das 17:00 devido à queda de neve com bastante intensidade e à visibilidade reduzida por causa do nevoeiro.

Como estrada alternativa ao IP4 a BT aconselha a Estrada Nacional (EN) 101, por Mesão Frio até Amarante, e à A24 a EN2.

No Verão passado foi colocado um depósito de cerca de 50 toneladas de sal na zona de descanso de Arrabães para mais rapidamente poder ser espalhado naquela via rápida que liga os distritos do Porto, Vila Real e Bragança.

A circulação na EN 103, entre Montalegre e Chaves, também se faz com alguma dificuldade.

Agentes da BT e elementos do Comando Distrital de Operações de Socorro e das Estradas de Portugal encontram-se espalhados pelas estradas do distrito para apoiar os automobilistas.

Subida de temperaturas mínimas

Contactado pelo PortugalDiário, fonte do Instituto de Meteorologia disse que as temperaturas mínimas registadas esta segunda-feira desceram até aos -8,8 Cº em Lamas do Douro, no Alto Minho, com os termómetros a atingirem os -7Cº em Bragança (-5 esta terça-feira) e os -6Cº em Portalegre.

Estas temperaturas mínimas deverão, porém, registar um aumento significativo esta quarta-feira. «As temperaturas mínimas vão subir bastante já amanhã, com as máximas a manterem-se na ordem de grandeza dos últimos dias. Vamos ter uma situação de pouca amplitude térmica», disse.

Chuva, vento e neve

Apesar do mercúrio não descer tanto como ontem e hoje, o céu deverá manter-se carregado em todo o continente esta quarta-feira, com o registo de «vento forte e muito forte e rajadas que podem chegar aos 110 quilómetros por hora nas terras altas do interior norte e centro».

A chuva também deverá cair em todo o território, com especial incidência na região a sul do rio Tejo, de forma particular no litoral, onde pode haver registo de trovoada.

Quanto a neve, pode haver precipitação «nas regiões do norte e interior centro do país, acima dos 1000, 1200 metros de altitude, respectivamente».

E o leitor? Tem fotos de neve? envie-nos para Portugal Diário

Tem vídeos? Insira-os aqui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados