Ladrões «alpinistas» assaltaram 8º andar - TVI

Ladrões «alpinistas» assaltaram 8º andar

Assaltaram mais de 20 casas, em andares altos, enquanto donos dormiam

Relacionados
Dois jovens de 17 e 18 anos foram detidos esta segunda-feira por furto em prédios ou vivendas, na cidade do Porto. Os dois rapazes escalavam as habitações e no último assalto subiram um prédio até ao oitavo andar.

Segundo o que o PortugalDiário apurou os jovens são suspeitos de pelo menos 19 furtos na cidade do Porto e arredores, no valor de 200 mil euros. Os rapazes assaltaram casas no Porto, Póvoa de Varzim, Maia, Esposende e Matosinhos.

Os furtos começaram fora daquela cidade e foram progredindo para o centro, explica a polícia que adianta o modus operandi dos suspeitos. Os jovens actuavam sempre de noite quando as vítimas já estavam a dormir. Escalavam pelas varandas ou pelos canos dos algerozes e procuravam uma janela aberta. Se não existisse, forçavam a entrada «sempre sem fazer muito barulho». Nunca acordaram as vítimas.

Os jovens furtavam sobretudo «chaves e comandos de garagens», mas «levavam tudo o que pudessem transportar facilmente e que fosse valioso», disse fonte da PSP do Porto. Depois de chegarem ao solo furtavam as viaturas das vítimas, que estavam estacionadas nas garagens e via pública.

O último assalto ocorreu, este domingo, num apartamento situado no oitavo andar de um edifício. Os ladrões furtaram duas viaturas, um Nissan e um Micra, o comando da garagem e dois telemóveis. «Os ladrões aproveitavam o facto de as pessoas viverem em andares altos. Como se sentiam mais seguras, deixavam as janelas abertas», explicou a mesma fonte.

A PSP adiantou ainda que há suspeita de mais furtos. «Houve pelo menos mais uma dezena de situações que coincidem com o modus operandi deles, mas nos dois dias em que decorreram as investigações, só foram detectadas 19 ocorrências».

Foram também identificados três indivíduos, que se suspeita serem os receptadores dos artigos furtados. Dos artigos roubados, a polícia conseguiu recuperar três veículos ligeiros, dois Volkswagen e um Nissan. Foram também apreendidos quatro computadores portáveis, um disco rígido, oito telemóveis, uma vareta de óleo e diversas chaves de veículos. Todos os artigos apreendidos foram devolvidos aos donos.

Os detidos foram presentes, esta quarta-feira, ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto. O rapaz de 17 anos ficou detido em prisão preventiva, enquanto que o mais velho ficou sujeito a apresentações diárias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados