A vida eterna da garrafa - TVI

A vida eterna da garrafa

  • Portugal Diário
  • Carlos Gonçalves
  • 26 ago 2007, 09:15
Bikini Poko Pano

Enquanto Portugal junta «tampinhas», no Brasil já há quem construa barcos. A indústria do vestuário também está atenta, com a Marks & Spencer e a Poko Pano a lançarem linhas exclusivas, com fio derivado de garrafas de plástico

Quem olha para elas não imagina as variadíssimas formas que podem assumir. Derretida e transformada em fio ou simplesmente retirando-lhe a tampa, a garrafa de plástico torna-se uma base de imensos produtos.

Através da reciclagem de plástico (ou polímero Tereftalato de Etila), a Marks & Spencer criou um uniforme escolar. As roupas são confeccionadas através de poliéster artificial, proveniente da recuperação do plástico das garrafas, que é transformado em fio.

No calor do Brasil não se fazem uniformes para as crianças, mas o bikini de poliéster reciclado já é uma realidade.

Em Portugal, o uso do corpo da garrafa não é um caso comum, mas a sua tampa foi utilizada em várias campanhas de solidariedade à volta do país. A mais mediática é a Associação Tampa Amiga, ou os «tampinhas», que foi ultrapassada pelo próprio sucesso.

Prancha de surf e barco

O povo brasileiro também já nos presenteou com um barco feito com as garrafas de plástico.

O empresário Eduardo Pereira de Carvalho criou, no ano de 2004, uma embarcação de plástico com comprimento de 7 metros. À primeira embarcação criada juntou a primeira viagem feita, fazendo a travessia do rio São Francisco durante seis meses.

João das Águas, criador de barcos feitos através de garrafas de plástico, confirmou ao PortugalDiário que é possível construir um barco, consideravelmente mais básico, «com apenas 360 garrafas» e adiantou que, com um bocado de criatividade, outras coisas podem ser criadas. «Uma prancha de surf» é um dos exemplos sugeridos por João que os irmãos Lumertz tornaram realidade no Havai.

Com apenas 85 garrafas e um tubo de cola, criaram a prancha de plástico que tinha sido lançada em tom de desafio por João das Águas.

Faça uma vassoura

A imaginação é, de facto, interminável. Deixamos-lhe mais um exemplo: sabia que pode limpar a sua casa com uma vassoura feita de garrafas? É necessário ter: 20 garrafas de plástico de litro e meio, um cabo, tesoura, arame, martelo, pregos e estilete.

Primeiro retire o rótulo da garrafa e, utilizando o estilete, tire o fundo da mesma. Em seguida, utilizando a tesoura, faça cortes (cerca de 0,5cm) na garrafa até à parte mais redonda. Corte o gargalo. É necessário fazer o mesmo a 18 garrafas, excepto uma onde se deixa o gargalo. Encaixe as garrafas sem gargalo, uma a uma, em cima da que deixou com gargalo, obtendo assim a base da vassoura. Após esse passo, corte a parte superior arredondada e coloque-a por cima da base da vassoura. Faça um furo de cada lado e atravesse o arame pela base da vassoura torcendo para prender. Encaixe o cabo e prenda-o com um prego, para fixar.
Continue a ler esta notícia