Agricultores: censura no protesto em Braga? - TVI

Agricultores: censura no protesto em Braga?

Protesto dos agricultores

Associação de Agricultores de Braga acusa GNR e Governo Civil de pressionarem os manifestantes

Relacionados
Por esta hora, um grupo de 50 agricultores está concentrado junto ao Estádio Municipal de Braga e tenta furar as barreiras policiais ordenadas pelo Governo Civil para impedir a entrada de tractores na cidade, noticia a Lusa.

Segundo José Manuel Lobato, da Associação de Agricultores de Braga, a GNR esteve em casa de alguns agricultores das freguesias de Lamas e Espinho esta quarta-feira e terá ameaçado com consequências, nomeadamente multas, caso fossem ao protesto.

O organismo também aponta o dedo ao Governo Civil de Braga, que terá violado o direito à manifestação ao montar um cordão policial nos vários acessos à cidade para impedir a entrada de tractores agrícolas: «Há 300 tractores parados nos vários acessos à cidade».

Agricultores protestam em Braga

Agricultores: protesto em Braga segue em frente

Os agricultores decidiram mesmo seguir com os tractores até à Praça do Município, desobedecendo à ordem do governador civil. No entanto, o dispositivo policial, com duas carrinhas da PSP e 15 agentes, impediu-os. Os manifestantes discutem com os polícias e argumentam que «há seis anos, uma manifestação de agricultores de Barcelos foi feita no centro cidade sem quaisquer impedimentos».

As críticas recaem também sobre «este Governo que trata pior os agricultores que os camionistas», já que durante os protestos dos transportadores «ninguém os impediu» de entrarem nas cidades.

Depois do protesto pacífico que juntou quase uma centena de agricultores em Estarreja esta quarta-feira, o dia promete ser bem mais agitado em Braga.
Continue a ler esta notícia

Relacionados