Ómega 3 reduz depressão pós-parto - TVI

Ómega 3 reduz depressão pós-parto

Grávida (arquivo)

25% das mães sofrem de depressão pós-parto, o que afecta as relações familiares e tem consequências no desenvolvimento afectivo das crianças

Relacionados
O consumo do ácido graxo ómega-3 durante a gravidez reduz o risco de depressão pós-parto, revelou um estudo de um grupo de cientistas americanos publicado terça-feira.

Michelle Price Judge, investigadora da Escola de Enfermagem da Universidade de Connecticut, disse ao «Folha de São Paulo» que o consumo do ácido docosahexaenoico (DHA) constituinte do ómega 3 durante a gestação auxilia o desenvolvimento do bebé e previne a depressão depois do parto.

O estudo avaliou 52 mulheres grávidas, que foram divididas em dois grupos. Metade das mulheres tomaram comprimidos e à outra metade foram administradas 300 miligramas de DHA, durante cinco dias por semana, entre as 24 e as 40 semanas de gravidez.

Os investigadores acompanharam as mulheres depois do parto e mediram as emoções através de uma escala de depressão pós-parto realizada pela co-autora do estudo e investigadora da Universidade de Connectiut. As mães que consumiam mais peixe manifestavam menos sintomas relacionados com a ansiedade.

De acordo com os investigadores, cerca de 25 por cento das mães sofrem de depressão pós-parto, o que afecta as relações familiares e tem consequências no desenvolvimento afectivo das crianças.

É, por isso, recomendado o consumo de peixes ricos neste tipo de ácidos graxos, como o salmão, entre dois e três dias por semana, por serem ricos em proteínas e minerais.

Durante o Congresso de Biologia Experimental 2011, realizado em Washington, Michelle Price Judge e a equipa frisaram a necessidade de um estudo mais alargado para entender o porquê e o alcance dos benefícios do ómega 3 para a saúde mental das mães.
Continue a ler esta notícia

Relacionados