Duarte Lima: Brasil marca audiência para 30 de maio - TVI

Duarte Lima: Brasil marca audiência para 30 de maio

Brasil: Duarte Lima prepara defesa

Tribunal de Saquarema agendou instrução para ouvir testemunhas e interrogar Duarte Lima

O Tribunal de Saquarema, Brasil, agendou a audiência de instrução do processo de Duarte Lima para 30 de maio, às 13 horas. O ex-deputado está acusado pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, na noite de 7 de dezembro de 2009.

Segundo fonte do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em declarações à TVI, a audiência servirá para inquirir as testemunhas indicadas pela defesa do ex-deputado, seguindo-se a inquirição das testemunhas de acusação e, só no fim, o interrogatório de Domingos Duarte Lima.

No entanto, o ex-deputado não deverá comparecer, visto não ser possível a extradição entre Portugal e Brasil. Duarte Lima está em prisão preventiva, em Portugal, no âmbito do processo relativo a burlas ao BPN.

Duarte Lima indicou cerca de uma dezena de testemunhas, incluindo amigas da vítima, que também figuram entre as testemunhas arroladas pela acusação. O objectivo é desmontar a tese de que o mobil do crime seria a recusa de Rosalina Ribeiro em assinar um documento a ilibar Duarte Lima do desvio de mais de cinco milhões de euros da herança Feteira.

O ex-deputado aposta no depoimento de um mediador imobiliário, para justificar a presença na véspera do crime, nas proximidades do descampado em que o corpo da vítima foi encontrado.

A nova versão surge após as multas por excesso de velocidade terem colocado Duarte Lima em Saquarema na véspera do homicídio.

A defesa do ex-deputado diz que guardou estes trunfos para os juízes já que não confia na polícia brasileira.

No final da fase de instrução, o juiz de Saquarema decide se avança para o julgamento, que a acontecer, será feito à revelia.
Continue a ler esta notícia