Suspeitas de negligência médica sobem 600% - TVI

Suspeitas de negligência médica sobem 600%

Hospital de Santa Maria

Ministério Público está a investigar 80 casos

Relacionados
O Ministério Público está a investigar 80 casos por negligência médica, avança o «Diário de Notícias», que cita fontes da Procuradoria-Geral da República. O caso dos doentes do Hospital de Santa Maria é um dos exemplos. O pior é que o número de casos não pára de aumentar.

Cegueira: erro humano ganha terreno

Em 2001 deram entrada 32 pedidos de parecer no Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), já em 2008 foram solicitados 202. Ou seja, em oito anos, o número de pedidos de parecer por suspeitas de negligência médica aumentou 631%.

As especialidades com maior número de casos são a medicina interna, a obstetrícia e a cirurgia geral, disse Cristina Cordeiro do INML ao «Diário de Notícias».

À Ordem dos Médicos chegam também muitos casos suspeitos oriundos da área de obstetrícia. Só para ter uma ideia, 30 a 40% dos 1100 casos em análise são por negligência, escreve o «Diário de Notícias».

Grande parte dos casos em investigação acaba em morte. É o caso do doente do Egas Moniz que morreu asfixiado após uma cirurgia ao pescoço. A médica anestesista e a enfermeira foram multadas.

Egas Moniz: pena suspensa para médica e enfermeira

Ao todo, os hospitais públicos tiveram de pagar 29 milhões de euros entre 2005 e 2007 de indemnização por assistência médica alegadamente negligente, revela um estudo da Inspecção-Geral da Saúde, citado pelo «Diário de Notícias».
Continue a ler esta notícia

Relacionados