Amadora-Sintra com gestão pública - TVI

Amadora-Sintra com gestão pública

Hospital Amadora-Sintra

Hospital passa a ser entidade pública empresarial

O primeiro-ministro José Sócrates anunciou esta quarta-feira, na Assembleia da República, que o hospital Amadora-Sintra passará a ser uma entidade pública empresarial. «Não há nenhuma razão para que o modelo dos hospitais EPE (¿) não se aplique também» a este unidade hospitalar.

Na sua intervenção no debate quinzenal, Sócrates explicou que no que diz respeito aos hospitais, a orientação do Governo é «clara»: «as parcerias público-privado são úteis para a construção; a gestão hospitalar, essa, deve permanecer pública».

Nos investimentos para a saúde, o primeiro-ministro anunciou ainda o calendário de dois novos hospitais. Um em Lisboa, hospital de Todos os Santos, concurso lançado a 10 de Abril, e outro no Algarve, o concurso será lançado a 30 de Abril.

O primeiro-ministro criticou também os governos PSD/CDS, dizendo que, «ao contrário de outros», o seu executivo teve «o sentido de responsabilidade de cumprir os contratos que já estavam em curso».

«Para não fazer o país perder mais tempo, mantivemos os termos dos concursos de quatro novos hospitais, em parcerias público-privadas, que já haviam sido lançados. Mas todas as novas parcerias lançadas já por este Governo obedecem à separação clara entre o que é construção (que pode ser privada) e o que é gestão (que deve ser pública)».

«Esta decisão não significa nenhuma menorização da participação da iniciativa privada na organização e prestação de cuidados de saúde», apontou o primeiro-ministro.
Continue a ler esta notícia