Gouveia: chamas não dão tréguas - TVI

Gouveia: chamas não dão tréguas

Fogo no Parque natural Sintra/Cascais - Foto de André Kosters para Lusa

Incêndio continua por circunscrever e tem uma frente activa «com cerca de 1,5 quilómetros»

Relacionados
O incêndio florestal que lavra desde as 23:15 de segunda-feira, numa zona de mato em Covão de Santa Maria, Gouveia, continua por circunscrever e tem uma frente activa «com cerca de 1,5 quilómetros», disse à Lusa fonte dos bombeiros.

Segundo o comandante dos bombeiros voluntários de Gouveia, Carlos Soares, o fogo «ainda se mantém forte com uma frente activa com cerca de 1,5 quilómetros, que lavra em direcção à zona do Vale do Rossim».

Um incêndio por circunscrever

«O resto está circunscrito, mas esta frente arde com intensidade», disse o comandante sobre o incêndio que eclodiu na Serra da Estrela.

Carlos Soares indicou que as chamas queimam «numa zona de mato rasteiro», mas os bombeiros vão ter que «o debelar antes de chegar às matas do Parque Natural da Serra da Estrela» que se situam naquela zona do concelho de Gouveia.

«Já estamos à espera de mais reforços e daqui a duas ou três horas penso que teremos o incêndio circunscrito», disse o comandante à Lusa.

Vento dificulta

Referiu que o combate às chamas «está a ser dificultado pelo vento forte, que tem tido rajadas da ordem dos 70 a 80 quilómetros, e pelos acessos».

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda disse que o incêndio está a ser combatido por dois helicópteros, 12 viaturas e 52 bombeiros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados