Chamas ameaçam aldeia - TVI

Chamas ameaçam aldeia

  • Portugal Diário
  • 7 nov 2007, 09:01

Há três fogos activos. Vieira do Minho é a situação mais preocupante

Relacionados
Três incêndios estavam às 07:00 desta quarta-feira por circunscrever nos concelhos de Vieira do Minho, Baião e Mondim de Basto, segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) à Lusa.

Desde as 18:04 de terça-feira que as chamas lavram numa zona de mato em Cabo de Além (Vieira do Minho, Braga), obrigando à intervenção de 21 bombeiros e sete veículos. Contactado pelo PortugalDiario o comandante dos Bombeiros de Vieira do Minho, António Macedo, afirmou que «a grande preocupação neste momento é uma aldeia, com cerca de cem a 200 pessoas, que se encontra próxima e que poderá vir a estar em perigo».

O fogo deflagrou num terreno que foi reflorestado recentemente com eucaliptos, uma espécie que arde muito facilmente. O declive acentuado e o vento estão a ajudar a propagar as chamas. Os bombeiros estão agora a analisar os terrenos que separam o fogo da aldeia já que, se houver material combustível, o incêndio poderá chegar à aldeia.

O responsável explica que, para já a população ainda não foi evacuada e só o será se for realmente necessário. Ainda assim, os habitantes estão alerta, até porque há muito fumo e partículas a cair sobre a povoação.

O comandante adiantou ainda que os homens que estão no terreno deverão ser rendidos em breve e o contingente deverá até ser reforçado com uma coluna que chega do sul. Um helicóptero será também deslocado para o local. «Esperamos com estes meios conseguir controlar o fogo», disse.

Há ainda mais dois incêndios a lavrar esta manhã. Em Loivos do Monte, concelho de Baião, distrito do Porto, as chamas consomem uma zona de mato desde as 22:19 de terça-feira e estavam a ser combatidas por 41 bombeiros, apoiados por 11 veículos.

Em Campanho (Mondim de Basto, Vila Real), o fogo numa zona florestal, teve início às 23:50 de terça-feira e estavam no terreno, às 07:00, 39 bombeiros e 15 veículos.

Durante a noite, os incêndios que lavraram em Paradela, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, em Cabril, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, e em Senradelas, concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto, foram circunscritos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados