Dois fogos activos em dia de muito calor - TVI

Dois fogos activos em dia de muito calor

Incêndio (foto de arquivo)

Protecção civil lança alerta laranja de risco de incêndio

Relacionados
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou em aviso de risco máximo de incêndio vários concelhos de 14 distritos do norte e centro de Portugal.

Este nível de aviso está activo para quase todo o distrito de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre.

Temperaturas vão ultrapassar os 40 graus

Segundo o site do IM, o mesmo aviso de risco é aplicado aos concelhos de Aljezur, Monchique e S. Brás de Alportel, no distrito de Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o «reduzido» e o «máximo» e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Três fogos activos

Dos três incêndios que lavravam ao início da manhã, está já dominado o do concelho de Paredes, mas as chamas continuam a consumir mato em Paredes de Coura e Amarante, segundo a Protecção Civil.

De acordo com fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), foi dominado o fogo que lavrava no lugar de Agrelo, concelho de Paredes, distrito do Porto, que continua a ser combatido por nove corporações, com 69 homens e 18 viaturas.

Ainda neste distrito, continua com uma frente ativa um incêndio em Infesta, concelho de Amarante, que está a consumir mato e é combatido por 22 corporações de bombeiros, com 138 homens e 40 veículos.

Também com uma frente activa está o incêndio que lavra desde domingo em Monte do Carvalho, concelho de Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, que é combatido por 104 homens e 25 veículos, com recurso a dois meios aéreos.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê a continuação de tempo quente, com céu geralmente limpo, e temperaturas máximas de 41 graus Celsius em Lisboa, 40º em Évora e Beja e 38º em Braga.
Continue a ler esta notícia

Relacionados