Fogos: Portugal em risco «máximo» e «muito elevado» - TVI

Fogos: Portugal em risco «máximo» e «muito elevado»

Incêndio (Foto Lusa)

Temperaturas variam entre os 33 e os 28 graus Celsius

Relacionados
O risco de incêndio encontra-se esta sexta-feira no nível máximo ou muito elevado na maioria dos concelhos do Norte do país, principalmente nos distritos de Viseu, Braga, Vila Real e Bragança, revela o Instituto de Meteorologia.

De acordo com o «site» da Meteorologia, citado pela Lusa, o mapa de Viseu está pintado de dois tons de vermelho: são 15 os concelhos em estado máximo de risco de incêndio e sete em risco muito elevado.

Em Braga, estão em risco máximo os concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Vieira do Minho, Guimarães e Póvoa de Lanhoso.

Em Vila Real, o risco de incêndio está no máximo em Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar e em Bragança nos de Vimioso, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta.

Em risco máximo, estão também os concelhos de Aljezur, Monchique e São Brás de Alportel, em Faro.

A Meteorologia coloca ainda em risco muito elevado e elevado outros concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre, Santarém, Lisboa e Setúbal.

Os distritos do Norte do País estão desde as 20 horas de terça-feira em alerta amarelo de risco de incêndio, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O alerta amarelo, segundo grau de uma escala de cinco, estará em vigor em Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu e Guarda até sábado, devido às condições meteorológicas, que favorecem a ocorrência de fogos.

A Protecção Civil recomenda que não se façam fogos em zonas florestais, de matos ou agrícolas e lembra que o uso de fogo é punido por lei.

Quinta-feira, segundo a ANPC, verificaram-se 274 incêndios, com 3539 combatentes e apoio de 924 viaturas.

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado durante a tarde, em especial nas regiões do Centro e Sul, e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas na região Sul durante a tarde.

Quanto a temperaturas, Leiria deverá chegar aos 33 graus Celsius, Braga aos 32º, Beja aos 31º, Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Castelo Branco, Lisboa e Évora aos 30º, Bragança e Portalegre aos 29º, Guarda aos 25º, Sagres aos 26º e Sines aos 28º.
Continue a ler esta notícia

Relacionados