Gerês a arder: activado o Plano de Emergência de Terras do Bouro - TVI

Gerês a arder: activado o Plano de Emergência de Terras do Bouro

Incêndio lavra há cinco dias. Populações chegaram a estar ameaçadas

Relacionados
NOTÍCIA ACTUALIZADA

O incêndio no Gerês continua activo e as autoridades locais até já activaram o plano de emergência. A lavrar desde as 15:48 da última sexta-feira, o fogo tem agora quatro frentes activas. No último ponto da situação, às 12:20, foi comunicada a necessidade de activar o Plano Municipal de Emergência de Terras do Bouro.

Neste momento estão no local 67 operacionais, ajudados por 16 veículos e dois meios aéreos. O posto de comando foi colocado agora na Aldeia de Brufe. Durante a noite, o fogo chegou a estar perto de algumas habitações, mas não há registo de vítimas, nem de danos em casas. Até é conhecida a história de sobrevivência de Filipa, uma criança de 11 anos que salvou uma pequena povoação.

O presidente da Câmara de Terras do Bouro, Joaquim Viana, garante que todos os meios necessários estão a postos para dominar a frente na zona da Calcedónia, onde estão concentrados 144 homens, 39 veículos e 3 meios aéreos.

Devido à intensidade das chamas, o parque de campismo do Vidoeiro foi evacuado e até houve receio que a Vila do Gerês fosse afectada. Joaquim Viana explica a situação: «Face à grandeza do incêndio, accionamos o Plano de Emergência municipal para termos no terreno ambulâncias, médicos, um posto avançado do INEM, para que fosse possível, caso fosse necessário, responder a algumas urgências, porque o fogo chegou a ameaçar algumas casas», frisou, garantindo que agora a situação está mais controlada.

Com os incêndios a surgirem em várias zonas do país, segundo a Protecção Civil às 12:30 havia 36 fogos activos, com 12 a merecer destaque. Para além deste no Gerês, o mais preocupante surge no Parque Natural da Serra da Estrela, mais propriamente na Aldeia da Serra, em Seia.

O incêndio tem duas frentes activas, tendo tido início esta madrugada. No local estão 89 bombeiros, 18 viaturas e dois meios aéreos, sendo que a situação está a ser acompanhada pelo director do Parque.

CONFIRA AQUI O MAPA DOS INCÊNDIOS


View Incêndios 11/08 in a larger map
Continue a ler esta notícia

Relacionados