Documentos secretos portugueses divulgados na net - TVI

Documentos secretos portugueses divulgados na net

Wiki Leaks

Site WikiLeaks contém informação produzida pela GNR no Iraque

Relacionados
O site WikiLeaks, que divulgou relatórios secretos sobre os EUA no Afeganistão, colocou também online documentos produzidos pela GNR na Guerra do Iraque em 2004, revela a edição desta quinta-feira do «DN».

Entre as informações divulgadas estão relatos sobre a Al-Qaeda, acções das secretas iranianas, fotografias de munições de organizações terroristas, croquis de morteiros e até referências a opções políticas de Tony Blair.

Em declarações ao «DN», o porta-voz oficial da GNR desvaloriza esta «fuga de informação» e garante até que a GNR «teve conhecimento» que os documentos estavam perdidos na Rede «desde o início de 2009».

Fundador do WikiLeaks fala em «provas de crimes de guerra» no Afeganistão

Segundo o jornal, depois de analisados os documentos, foi concluído que, «uma vez que já passaram seis anos dos acontecimentos, estes não contêm informações estratégicas especialmente relevantes». E acrescenta que «quando os documentos foram para a Web nenhuma das forças envolvidas nesta missão de paz internacional se encontrava ainda no Iraque».

O «DN» adianta ainda que os relatórios em causa foram produzidos pelo mesmo oficial que divulgou os documentos norte-americanos, um capitão de cavalaria. Este fazia parte de uma célula, designada G2, no Estado-Maior da MSU (Multinational Specialized Unit) em Nassíria.
Continue a ler esta notícia

Relacionados