Obra de Paula Rego vendida por 110 mil euros em leilão - TVI

Obra de Paula Rego vendida por 110 mil euros em leilão

Paula Rego recebe doutoramento honoris causa (Lux)

Escultura de Joana Vasconcelos rende 32 mil euros, no mesmo leilão realizado em Lisboa

Um acrílico sobre papel pintado por Paula Rego foi vendido por 110 mil euros e uma escultura de Joana Vasconcelos por 32 mil euros, num leilão da Veritas Art Auctioneers realizado na segunda-feira em Lisboa.

Contactado pela agência Lusa sobre o resultado do leilão, Igor Olho-Azul, sócio da Veritas, indicou que a obra de Paula Rego, sem título, criada nos anos 80 do século XX, foi a que atingiu valor mais elevado nesta venda de arte moderna e contemporânea.

A outra obra da pintora radicada em Londres - uma das mais valorizadas artistas portuguesas da actualidade -, um guache sobre papel da série dos contos populares, criado nos anos 70 do século XX, não teve comprador no leilão.

«Spin», de Joana Vasconcelos, uma escultura com secadores e ferro que foi apresentada com valores que variavam entre os 15 mil e os 20 mil euros, acabou por superar as expectativas, ao atingir 32 mil euros.

Esta obra já esteve em exposição em vários museus, nomeadamente no Museu Berardo, no âmbito da retrospectiva dos 15 anos de carreira da artista, realizada em 2010 sob o título «Sem Rede».

A obra de Paula Rego foi comprada por um particular português e a de Joana Vasconcelos foi adquirida por um coleccionador estrangeiro residente em Portugal, indicou ainda a leiloeira.

Outra obra que se destacou no leilão pelo preço que atingiu, foi uma aguarela sobre papel, sem título, de Maria Helena Vieira da Silva criada em 1955, vendida por 65 mil euros a um particular português.
Continue a ler esta notícia