Professores portugueses partilham matéria de ciências em portal - TVI

Professores portugueses partilham matéria de ciências em portal

Laboratório

Facilitar o ensino aos alunos vai ser premiado

Os professores de disciplinas como Físico-Química ou Biologia elaboraram materiais digitais para facilitar o ensino aos alunos, trabalho que podem partilhar com outros docentes através do portal da Casa das Ciências, que vai premiar os melhores.

A Casa das Ciências é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de «melhorar a qualidade das aprendizagens nas ciências, na Física, Química, Matemática, Biologia ou Geologia» e conta já com um milhão de acessos, avançou um dos dinamizadores do projeto, nesta terça-feira, à agência Lusa.

José Ferreira Gomes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto disse que são 10 mil os professores registados, «quase todos ligados ao ensino das ciências no [ensino] secundário, o que é uma percentagem apreciável dos professores, para Físico-Química e Biologia é na ordem dos 50%».

A Casa das Ciências, liderada pelo antigo ministro Marçal Grilo, está também a lançar a WikiCiências, uma «espécie de wikipedia» ou uma enciclopédia online dos termos científicos mais utilizados no ensino, com 718 artigos publicados nas áreas de Biologia e Físico-Química.

Conceitos de Matemática, Geologia e Informática «vão estar disponíveis em breve», apontou o professor da Faculdade de Ciências do Porto.

Os responsáveis do portal pretendem apostar também na recolha de fotografias, gravuras ou outras imagens juntos dos professores, material legendado que fica disponível para ajudar os docentes.

Os professores utilizam as novas tecnologias para preparar as suas aulas e «podem partilhar materiais digitais variados no portal da Casa das Ciências, como guiões para uma aula ou para o aluno fazer em casa, ou simulações para ilustrar as matérias», explicou.

José Ferreira Gomes salientou que os materiais enviados para partilha são submetidos a avaliação científica e pedagógica, podendo ser propostas melhorias, o que atribui segurança da qualidade das informações da parte daqueles que procuram alternativas de apresentação das matérias.

As áreas com mais materiais depositados são Físico-Químicas e Biologia, acrescentou o professor, referindo ainda que o projeto está a estender-se ao ensino primário.

A Casa das Ciências vai premiar os melhores materiais divulgados no portal. Das 114 candidaturas, estão nomeados 19 trabalhos e na quarta-feira são anunciados os professores que mais se destacaram no último ano.
Continue a ler esta notícia