Fundação Champalimaud apoia formação de oncologistas - TVI

Fundação Champalimaud apoia formação de oncologistas

  • Portugal Diário
  • ARC
  • 10 abr 2008, 18:08
António Champalimaud

Médicos especialistas em cancro serão precisos como «de pão para a boca», garante Leonor Beleza

Relacionados
A Fundação Champalimaud vai apoiar o lançamento de um programa de doutoramento para médicos que queiram especializar-se em oncologia, por considerar que Portugal tem falta de investigadores nesta área, noticia a agência Lusa.

No final de uma reunião de curadores da Fundação Champalimaud, a presidente Leonor Beleza anunciou que a instituição pretende financiar um programa de formação científica avançada em colaboração com o Instituto Gulbenkian de Ciência, que permitirá a médicos que tenham acabado a especialidade, ou estejam neste momento a fazê-la, concluir um doutoramento em oncologia ou especialidades próximas relacionadas com o cancro.

«É mais um sinal da nossa preocupação em encontrar gente cientificamente formada na área do cancro porque vamos precisar, eu diria, como de pão para a boca», disse Leonor Beleza, salientando que nesta área «vai ser preciso formar algumas pessoas porque não existem ainda em número suficiente».

Segundo a responsável, além do Instituto Gulbenkian de Ciência, estes doutoramentos terão a colaboração, numa fase inicial, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto e do Instituto biologia molecular de Lisboa.

Novas instalações previstas para o dia do Centenário da República

A responsável reiterou que as futuras instalações do centro de investigação da Fundação vão ser inauguradas a 5 de Outubro de 2010, no dia do Centenário da República.

«Neste momento temos todas as razões para pensar que podemos cumprir a cronologia que estabelecemos, o que significa um prazo de construção relativamente curto, com os projectos extremamente pormenorizados que nós temos e que neste momento estão em fase final de apreciação do projecto pela Câmara Municipal de Lisboa», declarou.

Colaboração científica com a Índia

Os curadores da Fundação abordaram ainda a colaboração científica com a Índia no que respeita à investigação em oftalmologia e o programa de neurociências da Fundação, a decorrer no Instituto Gulbenkian de Ciências até que a fundação tenha uma sede própria.

A Fundação Champalimaud apresentou também o projecto Champimóvel, um veículo que percorrerá as escolas do país com um programa de divulgação da ciência destinado a crianças e jovens do quinto ao oitavo ano de escolaridade e que permite uma viagem ao corpo humano e ao futuro da Ciência através de um simulador 3D interactivo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados