Advogado Romeu Francês detido - TVI

Advogado Romeu Francês detido

  • Portugal Diário
  • 23 mai 2007, 21:05

Pela PSP de Lisboa por alegados crimes de burla qualificada

Relacionados
O advogado Romeu Francês foi esta quarta-feira detido pela PSP, na sequência de um mandado de detenção emitido pelas autoridades judiciais, disse à agência Lusa fonte policial.

De acordo com a mesma fonte, o conhecido advogado foi detido pela PSP esta tarde, por alegados crimes de burla qualificada.

A fonte adiantou que Romeu Francês está nos calabouços do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP e será conduzido quinta-feira de manhã ao Tribunal de Instrução Criminal (de Lisboa), para ser ouvido por um juiz.

Entre os muitos casos que o tornaram conhecido, Romeu Francês foi advogado de Otelo Saraiva de Carvalho, no caso FP-25 de Abril, do ex-vice reitor da Universidade Moderna Esmeraldo Azevedo e do antigo subchefe da PSP que fazia segurança pessoal ao ex-Presidente Jorge Sampaio e que foi condenado em primeira instância por tráfico de heroína.

Romeu Francês representou também os polícias do Pelotão de Intervenção da PSP do Porto acusados de corrupção e presidiu à direcção do Fórum Prisões, uma associação de apoio a reclusos.

O advogado responde em quatro processos disciplinares instaurados pela Ordem dos Advogados, em 2006, segundo notícias publicadas na imprensa.

Um dos processos teve por base uma participação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal e os restantes foram instaurados na sequência de queixas de antigos clientes do causídico.

Romeu Francês tem ainda um outro processo instaurado por um juiz do Tribunal de Ponta Delgada, num caso que remonta a 2005.

Um tribunal de Lisboa penhorou, em 2000, dois carros ao advogado, por falta de pagamento de uma dívida que remontava a 1995.
Continue a ler esta notícia

Relacionados