Dois hotéis no Parque Mayer? - TVI

Dois hotéis no Parque Mayer?

Parque Mayer (imagem cedida pela CDU)

Câmara de Lisboa vai analisar documentos com planos para a zona

Relacionados
A Câmara de Lisboa decide quarta-feira a elaboração do Plano de Pormenor do Parque Mayer, que inclui um hotel com 100 quartos e admite um outro para investigadores e professores convidados na área dos Museus da Politécnica, escreve a Lusa.

De acordo com os documentos que o executivo camarário vai analisar, o Plano de Pormenor deverá ficar pronto no prazo de um ano e assumir o Parque Mayer como uma área vocacionada para actividades lúdicas e culturais, «bem como para a fixação de outras actividades que complementem e viabilizem economicamente a operação».

Parque Mayer: arquitecto custou 2,5 milhões a Lisboa

Comerciantes do Parque Mayer duvidam da recuperação

Segundo os termos de referência do Plano, a que a Lusa teve acesso, nas áreas dos Museus da Politécnica e Jardim Botânico é admitida a possibilidade de remodelação ou substituição por novos edifícios «para uma unidade hoteleira vocacionada para investigado e professores estrangeiros convidados, e outros usos (cultura, recreio e comércio), o conforme indicação da Universidade de Lisboa».

capitólio recuperado

O Plano de Pormenor do Parque Mayer deverá integrar a operação desenhada para a recuperação do Capitólio pelo projecto do atelier Souza Oliveira, que venceu o concurso público.

Na área geográfica do Parque Mayer, deverá prever uma unidade hoteleira com 100 quartos e um teatro com cena à italiana e capacidade até 600 espectadores ou a possibilidade de remodelação do teatro «Variedades».

Está ainda previsto um espaço com cerca de 2.000 metros quadrados para usos culturais e uma área total que ronda os 20.000 metros quadrados para comércio serviços, restauração e lazer.

Na zona dos Museus da Politécnica prevê-se a reabilitação do edifício dos museus para fins científicos e museológicos, com exposições permanentes e temporárias, e a recuperação do Picadeiro para espaço de exposições, eventos culturais ou encontros científicos.

Enquadrar o Parque Mayer

A reabilitação dos edifícios do Observatório Astronómico e da Matemática aplicada para áreas de serviço e apoio aos museus e a remodelação do edifício «Sala de Conselho» está igualmente prevista.

O Plano de Pormenor do Parque Mayer está enquadrado pelo Plano de Urbanização da Avenida da Liberdade e Zona Envolvente (PUALZE) e abrange as freguesias de S. José e S. Mamede, numa área total de 16 hectares.

No PUALZE é sublinhada a necessidade de reforçar a articulação da zona do parque Mayer com o seu enquadramento urbano, criando percursos pedonais de atravessamento que privilegiem a ligação entre a Praça da Alegria e a Rua do Salitre.

O «eixo» Rossio - Av. Da Liberdade - Rua das Portas de Sto Antão - Rua dos Condes deverá «ser objecto de atenção especial», com a criação de um percurso lúdico/cultural do Rossio ao Parque Mayer.

Os termos de referência que a autarquia vai analisar advertem ainda que «as intervenções urbanísticas ficarão dependentes da apresentação de estudos e parecer hidrogeológico que fundamentem as propostas» e que a construção de estacionamento no subsolo «implica a garantia de condições de drenagem do Jardim Botânico».
Continue a ler esta notícia

Relacionados