Mulher mais idosa da Península Ibérica comemorou 112 anos - TVI

Mulher mais idosa da Península Ibérica comemorou 112 anos

Sociedade

Já viveu em três séculos e doze décadas

Relacionados
A mulher mais idosa da Península Ibérica comemora hoje 112 anos «feliz e com uma festa muito bonita», na companhia da filha e de auxiliares do lar lisboeta onde vive, contou à agência Lusa uma das suas filhas.

Maria Luíza Nunes da Silva é também a 51.ª pessoa mais velha do mundo e a 14.ª da Europa, tendo vivido já em três séculos e doze décadas.

Segundo contou hoje à agência Lusa uma das duas filhas que Maria Luíza teve, Maria Luísa Seabra, com 85 anos, «a festa foi linda, com muitas fotografias» e a mãe «estava muito feliz».

A festa contou ainda com uma missa privada na Ordem Terceira de São Francisco e, segundo a filha, «é muito bem tratada» no lar: «Julga que está numas termas e está feliz, isso é que interessa».

A «super centenária» depende há cinco anos de uma cadeira de rodas, mas «faz os exercícios todos com o fisioterapeuta do lar».

«Às vezes chama pelas amigas que já morreram há 50 anos e quer convidar as pessoas para a visitarem no lar», mas ainda «consegue fazer melhor do que outras senhoras que estão lá os exercícios que o fisioterapeuta pede», disse Maria Luísa Seabra.

Hoje com 111 anos, a super centenária portuguesa tem 14 trinetos, 49 bisnetos e 12 netos. Nascida em Barcelos filha de um juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Maria Luíza passou por Coimbra e Lisboa, onde casou, foi «senhora da sua casa» e teve três filhos: duas meninas e um rapaz, que já morreu entretanto.

Já depois de casada, a mulher mais idosa de Portugal viveu também em Moçambique.
Continue a ler esta notícia

Relacionados