José Saramago retoma actividade pública - TVI

José Saramago retoma actividade pública

  • Portugal Diário
  • 29 fev 2008, 12:23
José Saramago

Recentemente recuperado de uma pneumonia, o escritor está a preparar mais um livro

Relacionados
O escritor português José Saramago retoma sábado a sua actividade pública participando na conferência «Falando sobre Borges» que terá como convidada principal Maria Kodama, viúva do escritor argentino, noticia a agência Lusa.

A conferência marca o início de um ciclo de encontros na Biblioteca da Fundação José Saramago, em Lanzarote, que se converterá num espaço público para «debater ideias» sobre temas como literatura, arte, política e temas da actualidade.

José Saramago melhora estado de saúde

Pilar del Rio, mulher do Nobel da Literatura, disse à agência EFE que Borges é considerado por Saramago «um dos três escritores fundamentais do século 20, a par de Kafka e de Pessoa».

Saramago tinha por isso «especial interesse» em que o primeiro encontro na Biblioteca, situada junto à casa do escritor em Lanzarote, tivesse Borges como protagonista.

«Ninguém melhor para falar dele do que quem foi a sua companheira, os seus olhos e a sua mão direita», afirmou Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago, recordando que Borges está muito presente na obra de Saramago, sendo «O ano da morte de Ricardo Reis», «uma homenagem implícita» ao escritor argentino.

O objectivo é realizar agora encontros mensais na Biblioteca para os quais serão convidadas personalidades de diferentes âmbitos, procurando assim «fomentar a actividade cívica em Lanzarote».

«Frente à banalização de alguns, há que voltar à filosofia, ao pensamento e ao rigor, mais que nunca», assinalou.

Saramago homenageado aos 85 anos

A Fundação José Saramago, criada em Portugal, está actualmente em processo de legalização em Espanha, onde terá várias sedes, tendo como objectivos a literatura, os direitos humanos e o ambiente.

Recentemente recuperado de uma pneumonia, José Saramago já retomou a escrita do seu próximo romance que segundo explicou o próprio à Lusa na terça-feira se intitula «A viagem do Elefante».

A obra está bastante avançada, será terminada em Lisboa até Junho e lançada no Outono, confirmou Saramago.

«Voltei a escrever, já tenho 70 ou 80 páginas. Tive que interromper a escrita pelo período da minha convalescença e doença», explicou, numa entrevista à Agência Lusa.

José Saramago e a mulher, Pilar del Rio, partem para Lisboa em Abril, onde permanecerão até Junho e onde o escritor português pretende terminar o romance.
Continue a ler esta notícia

Relacionados