Mafra atribui medalha a Saramago - TVI

Mafra atribui medalha a Saramago

  • Portugal Diário
  • 7 dez 2007, 19:47

Mesma distinção foi chumbada pela autarquia há 13 anos

Relacionados
A Câmara de Mafra aprovou esta sexta-feira a atribuição de uma medalha de mérito municipal grau ouro a José Saramago, distinção que acontece 13 anos depois da primeira proposta de reconhecimento do escritor ter sido recusada pela maioria PSD, noticia a Lusa.

Fonte da Câmara de Mafra adiantou à Lusa que a distinção foi aprovada por unanimidade e que está relacionada com o facto deste ano se comemorarem os 25 anos do livro «Memorial do Convento», romance que fala sobre a construção do convento.

A autarquia informou ainda que terça-feira vai divulgar os fundamentos que levaram à decisão de distinguir nesta altura o escritor e Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Desde há 13 anos que pela primeira vez foi apresentada em Assembleia Municipal (pela CDU) uma proposta para uma distinção do autor do «Memorial do Convento» que acabaria rejeitada pela maioria PSD.

Na altura, José Saramago reagiu através do livro Cadernos de Lanzarote onde pede aos habitantes de Mafra para esquecerem «O Memorial do Convento» até às eleições autárquicas seguintes.

O presidente da Câmara da altura e actual, Ministro dos Santos, chegou a afirmar que não entregaria a medalha de mérito a José Saramago.

Hoje, em declarações à Rádio Clube de Mafra, José Saramago disse que vai aceitar a homenagem «em nome do povo de Mafra».

O escritor acrescentou que «está curioso para saber qual a argumentação que a Câmara Municipal de Mafra irá utilizar para justificar a atribuição da medalha de mérito depois de todos estes anos de insultos».

Fonte da autarquia disse à Lusa que ainda não está agendada a data da entrega da distinção.

O Palácio Nacional de Mafra também assinalou a 17 de Novembro com um colóquio os 25 anos do livro «Memorial do Convento», no dia em que passam 290 anos desde o lançamento da primeira pedra do monumento.

Nesse dia estava prevista uma intervenção de Saramago que não chegou a acontecer devido a problemas de saúde que impediram o escritor de se deslocar a Mafra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados