Famílias ciganas admitem regresso à Quinta da Fonte - TVI

Famílias ciganas admitem regresso à Quinta da Fonte

Vigilância na Quinta da Fonte

Mas dizem que Governo tem de se responsabilizar pela sua segurança

As famílias ciganas do Bairro da Quinta da Fonte, no Concelho de Loures, podem aceitar regressar a casa, se o Governo assinar um documento a responsabilizar-se pela segurança local, disse esta quarta-feira o seu porta-voz, José Fernandes, noticia a Lusa.

«É uma questão de conversarmos todos mas seria já meio caminho andado para considerarmos um regresso», disse à agência noticiosa.

Apesar de ponderar um regresso das famílias ao Bairro, caso o Governo assine um documento, José Fernandes confessou que não voltará à Quinta da Fonte. «Não tenho condições psicológicas para voltar. Fui muito ofendido ali», contou.

Neste momento, as famílias encontram-se em negociações com o Governo Civil de Lisboa e, nos próximos dias, deverão reunir-se com a Segurança Social, segundo adiantou José Fernandes.

«Pedi à senhora Governadora dois dias para falar com as famílias para perceber qual é o caminho que elas querem seguir e, só então, poderei contactar a Segurança Social», explicou.

«Fomos sempre provocados e nunca reagimos»

José Fernandes garantiu ainda à Lusa, «se as famílias tiverem que voltar a manifestar-se» fá-lo-ão «sem recorrer à violência e sempre dentro da legalidade».

«Durante a nossa luta fomos sempre provocados e nunca reagimos, por isso não vai ser agora que isso vai acontecer», disse.

Em declarações à Lusa, Dalila Araújo lembrou esta quarta-feira as negociações que decorrem com as famílias ciganas e adiantou que, após uma nova reavaliação às casas destas famílias, foram sinalizadas 11 que inviabilizam o regresso imediato ao Bairro da Quinta da Fonte.

Dalila Araújo explicou que aquilo que o Governo Civil pode oferecer às 11 famílias é um apoio para um acolhimento temporário até ao mês de Setembro, sendo que caberá a cada uma deles apresentar uma solução para o seu caso.



HB
Continue a ler esta notícia