Freeport: «Lopes da Mota usou nome de Sócrates» - TVI

Freeport: «Lopes da Mota usou nome de Sócrates»

A TVI sabe que os procuradores Vítor Magalhães e Paes Faria avisaram a hierarquia do Ministério Público

Relacionados
Lopes da mota invocou os nomes do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro da Justiça, Alberto Costa, para pressionar os magistrados do caso Freeport a arquivar o processo. A TVI sabe que foi isto mesmo que os procuradores Vítor Magalhães e Paes Faria relataram à hierarquia do Ministério Público.

Pressões a magistrados alvo de inquérito

No princípio da semana passada, Lopes da Mota, presidente do Eurojust, organismo que tem tratado da cooperação com a polícia inglesa, almoçou com os procuradores Vítor Magalhães e Paes Faria e depois reuniu-se com eles no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

Freeport: ministro da Justiça terá dado «recado»

De acordo com o relatado pelos dois titulares do inquérito à sua hierarquia no Ministério Público, Lopes da Mota disse que tinha estado reunido com o ministro da Justiça, Alberto Costa, e invocou ainda o nome do próprio primeiro-ministro, José Sócrates. Depois, Lopes da Mota deixou aos dois colegas a mensagem de que a continuação do inquérito envolvendo o nome do primeiro-ministro poderia acarretar consequências.

Paes Faria e Vítor Magalhães interpretaram a conversa como uma pressão ilegítima com origem no poder político perturbadora do seu trabalho e, por isso, deram conta dela a Cândida Almeida, directora do DCIAP.

Contactado pela TVI, o ministro da Justiça não esclareceu se esteve ou não reunido com Lopes da Mota, mas considerou «fantasiosas» as acusações de que o Governo pressiona magistrados. Já Lopes da Mota esteve incontactável.
Continue a ler esta notícia

Relacionados