Blindados são viaturas policiais, não militares - TVI

Blindados são viaturas policiais, não militares

«Não há nenhuma Polícia no mundo sem estas viaturas», defende ministro

Relacionados
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, disse esta terça-feira que os blindados adquiridos para a PSP são viaturas policiais que se destinam ao transporte e proteção de polícias, escreve a Lusa.

Os blindados «não são viaturas militares, mas sim policiais», afirmou Rui Pereira, em audição nas Comissões Parlamentares de Assuntos Constitucionais e do Orçamento e Finanças, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2011, sublinhando que «não são armas de guerra».

O ministro, que no Parlamento explica o orçamento do Ministério da Administração Interna (MAI) para o próximo ano, frisou que os novos blindados «são um equipamento indispensável não só para a Cimeira da NATO», mas também são uma «necessidade premente» para a actividade da Polícia.

«Não há nenhuma Polícia no mundo sem estas viaturas», disse, sustentando que os blindados são tão necessários como os coletes anti-balísticos.

Rui Pereira explicou que os blindados representam um quinto dos cinco milhões de euros do total do material a adquirir para Polícia de Segurança Pública (PSP).

O ministro respondia às críticas do deputado do PSD Fernando Negrão, que condenou a aquisição dos blindados e as explicações dadas pelo Ministério da Administração Interna.

Também o Bloco de Esquerda criticou as novas viaturas, questionando as razões de aquisição dos seis blindados, quando não há verbas para coletes anti-balísticos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados