Universidades: ministro nega falta de verbas para salários - TVI

Universidades: ministro nega falta de verbas para salários

Mariano Gago

Ministro admite ter recebido carta de reitores

O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, admitiu esta segunda-feira ter recebido uma carta do Conselho de Reitores apelando a uma correcta e atempada afectação dos recursos disponíveis, mas negou que as universidades estejam sem verbas para pagar salários, noticia a Lusa.

«O Orçamento de Estado para 2009 contempla um aumento significativo de 90 milhões de euros para o Ensino Superior. Parte desse aumento é precisamente destinado à recuperação financeira de algumas instituições cujas despesas ainda excedem significativamente os custos médios em condições equivalentes», informou Mariano Gago numa resposta enviada por email à Lusa, na sequência de uma notícia do «Diário Económico», segundo a qual as universidades estão sem verbas para pagar salários.

O ministro indicou que após receber recentemente a carta, o ministério se prontificou «de imediato» a reunir com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e a acordar com as instituições «a melhor forma de distribuição dos recursos orçamentados e ainda não distribuídos».

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior garante «o acompanhamento permanente da situação de todas as instituições de ensino superior e o diálogo com cada um dos seus responsáveis de forma a assegurar as melhores condições para a modernização e reforma do sistema de ensino», respondeu o ministro quando contactado pela Lusa.

A agência Lusa tentou obter esclarecimentos junto do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, mas ainda não obteve resposta.
Continue a ler esta notícia